O Primeiro-Ministro esteve no dia 23 de Setembro na EB1 Padre Manuel Castro, em S. Mamede de Infesta, para proceder à entrega de cerca de 400 computadores “Magalhães” aos alunos do referido estabelecimento de ensino. Acompanhado pelo Presidente da Câmara, o Primeiro-Ministro mostrou-se visivelmente satisfeito por esta entrega e, sobretudo, por ser feita simbolicamente no concelho onde “nasceu” o projecto Magalhães.
O Primeiro-Ministro, Engº José Sócrates, esteve no dia 23 de Setembro na EB1 Padre Manuel Castro, em S. Mamede de Infesta, para proceder à entrega de cerca de 400 computadores “Magalhães” aos alunos do referido estabelecimento de ensino. Acompanhado pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, o Primeiro-Ministro mostrou-se visivelmente satisfeito por esta entrega e, sobretudo, por ser feita simbolicamente no concelho onde “nasceu” o projecto Magalhães.
Refira-se que o Projecto Magalhães, foi apresentado, no passado mês de Julho, em simultâneo, em Lisboa, em Matosinhos e Sabrosa, terra onde nasceu o navegador português Fernão de Magalhães, no qual é inspirado o portátil.
O computador foi produzido na nova fábrica de computadores projectada pela multinacional Intel e pela JP Sá Couto na zona industrial que a Câmara Municipal de Matosinhos está a dinamizar no Freixieiro, na freguesia de Perafita.
Numa primeira fase este computador deverá chegar aos 500 mil alunos do ensino básico português e pode não representar custos para os encarregados de educação dos alunos do ensino básico. Hoje de manhã, o primeiro-ministro anunciou ainda o alargamento do Magalhães aos alunos dos 5º e 6º anos.
Ao lado do Primeiro Ministro, e do Ministro das Obras Públicas, Engº Mário Lino, que também participou nesta “entrega simbólica”, fizeram questão de estar presentes diversas entidades ligadas à Intel, à JP Sá Couto, à DREN, ao Governo Civil do Porto, às empresas patrocinadoras do projecto, a associações de pais e de professores, etc.
Ao lado do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, estiveram também presentes o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, a Vereadora da Promoção Social e Saúde, Dra. Luísa Salgueiro e o Vereador da Cultura, Juventude e Voluntariado, Fernando Rocha.