Encerramento da programação oficial da comitiva matosinhense na cidade de Congonhas
A entrega da Comenda “Antônio Francisco Lisboa” para a Cidade de Matosinhos e a assinatura do Protocolo de Intenção para Restabelecimento do Compromisso de Geminação entre Matosinhos e Congonhas, marcaram o encerramento da programação oficial da comitiva matosinhense na Cidade dos Profetas.
Em mensagem enviada para o Brasil, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, afirmou: “Queremos valorizar o que nos une, a imagem do Senhor de Matosinhos, e todo o trabalho do Aleijadinho, que está bem conservado no Santuário e bem explicado no Museu de Congonhas”.
O Vereador da Cultura, Fernando Rocha, que durante a última semana foi na Comitiva o representante oficial da Presidente da Câmara de Matosinhos, declarou: “Estamos muito emocionados com a forma como Congonhas, a sua gente e o seu prefeito nos receberam. Sentimos agora com mais responsabilidade ao recebermos a maior distinção oferecida por Congonhas em um Museu exemplar, que explica o que está lá fora sem querer concorrer com ele”.
O prefeito de Congonhas, Zelinho de Freitas, lembrou a ida de um grupo de trabalho a Matosinhos, em maio, durante as festividades do Senhor de Matosinhos, onde foi muito bem recebido. “Agora selamos este Protocolo de Intenção para restabelecermos o Acordo de Geminação. As duas cidades terão muito que ganhar em diversas áreas”.
Durante as cerimónias desta sexta-feira, 14 de setembro, a comitiva de Matosinhos e demais convidados foram brindados com apresentações culturais da Banda de Nossa Senhora d’Ajuda; a Banda Sinfônica da Secretaria Municipal de Educação; o Coral Cidade dos Profetas e do Grupo Dez Pras Oito, que encenou um trecho da peça teatral “Criador e Criatura”, quando Feliciano Mendes e Aleijadinho se encontram.
Desde segunda-feira, a comitiva participou de reuniões, visitou o Santuário e outras igrejas, participou de missas do Jubileu, tendo sido o pároco da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Manuel Mendes, um dos celebrantes da que encerrou os festejos religiosos do Jubileu, e ainda foram à Academia de Ciências, Artes e Letras de Congonhas, onde o historiador Joel Cleto ministrou palestra sobre Matosinhos, o Bom Jesus e a relação de ambos com o Brasil e outros países. Estiveram ainda no Parque da Cachoeira, na Mina Casa de Pedra da CSN e em outras cidades, como Belo Horizonte, São João del-Rei e Tiradentes. A diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural e Económico da Câmara de Matosinhos, Clarisse Castro, também integrou a comitiva que neste sábado passam por Ouro Preto e Itabirito e retornam a Portugal no domingo.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
