
Realizou-se no dia 26 de Fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, uma cerimónia de entrega de 300 Certificados e Diplomas de Nível Básico de Escolaridade do Centro Novas Oportunidades (CNO) da ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos.
A cerimónia contou com a presença da Ministra da Educação, Prof. Doutora Maria de Lurdes Rodrigues, do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. José Vieira da Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e do seu Executivo Municipal.
O Centro Novas Oportunidades da ADEIMA, anteriormente designado como Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC), foi criado em Matosinhos, em Novembro de 2001, com o objectivo de reconhecer formalmente os saberes e competências adquiridos ao longo da vida, promovendo, assim, a certificação escolar da população.
Do ano de criação até ao final de 2006, inscreveram-se no Centro 4429 pessoas, tendo 3260 iniciado o seu Processo de RVCC. Nesse período foram ministradas cerca de 2500 horas de Formação Complementar, envolvendo 946 adultos. De salientar que, durante estes anos, 943 candidatos obtiveram Certificação Escolar de Nível Básico (4º, 6º e 9º anos de escolaridade).
O ano de 2007 foi para o CNO da ADEIMA um ano de mudanças físicas e organizacionais com saldo muito positivo. O alargamento do Processo de RVCC ao Nível Secundário (12º ano de escolaridade) e o consequente aumento da procura deste serviço, por parte da população, levaram a que o Centro tivesse de ampliar a sua capacidade de resposta tanto a nível físico como técnico, tendo, por isso, mudado as suas instalações, para o Centro Cívico de Custóias, no Largo do Souto, e dobrado o número de técnicos a trabalhar directamente com os adultos.
Assim, no ano transacto inscreveram-se no Centro 2422 pessoas (985 para Nível Básico e 1437 para Nível Secundário); foram realizadas Sessões de Diagnóstico de Nível Básico, envolvendo 662 candidatos, e de Nível Secundário com 1052 adultos. Nesse ano, 489 pessoas iniciaram o seu Processo de RVCC de Nível Básico e foi constituído um grupo-piloto de Nível Secundário com 18 pessoas. Foram ainda ministradas 851 horas de Formação Complementar a cerca de 300 adultos. De referir que, em 2007, 266 candidatos obtiveram Certificação Escolar de Nível Básico (4º, 6º e 9º anos de escolaridade).
Notícia em Audio/MP3