“X-mas Canticles” ecoaram na Igreja Matriz do Bom Jesus de Matosinhos
A Igreja Matriz do Bom Jesus de Matosinhos voltou a abrir as suas portas para mais um concerto de natal, de entrada livre, com o Ensemble Vocal Pro Musica.
Com a direção musical de José Manuel Pinheiro e o pianista Miguel Hespanhol, o concerto “X-mas Canticles” foi inspirado na interpretação da obra "Christmas Canticles" de Benjamin Harlan. Uma celebração do espírito natalício que convidou o público a envolver-se emocionalmente com a música e a refletir sobre o verdadeiro significado do Natal.
Nesta obra, combinando elementos clássicos e contemporâneos, Benjamin Harlan cria uma experiência musical única que transporta o ouvinte para o ambiente mágico do Natal. A obra, composta por várias cantatas, cada uma com sua própria história e tema que se unem para formar uma narrativa musical coesa, incluiu canções clássicas de Natal de países como Áustria, Inglaterra, França, Alemanha, entre outros, bem como dos grandes compositores clássicos.
O concerto incluiu também o encanto e magia dos Carols de Natal e viajou por músicas tradicionais natalícias de diferentes culturas, como da tradição basca, da tradição espanhola e da tradição celta, trazendo uma diversidade de estilos e sonoridades.
Durante a performance musical, não faltaram as surpresas que o Ensemble Vocal Pro Musica já habituou o seu público, quer convidando todos os presentes na Igreja Paroquial do Nosso Senhor de Bom Jesus de Matosinhos a fazerem música com eles, quer espalhando a esperança do Natal através da campanha “partilha a estrela que há em ti”.