Quadra pascal traz música espiritual à Igreja de Matosinhos no dia 12 de abril
“Uma experiência estético-musical que remete para épocas indelevelmente marcadas por uma genuína espiritualidade”. A promessa não será das mais modestas, mas não há como ir, ver, ouvir e confirmar. O Ensemble Cum Jubilo atuará no próximo dia 12, pelas 21h30, na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, num concerto integrado na temporada de Música em Matosinhos que, como vem sendo hábito, terá entrada gratuita.
Em plena quadra pascal, o grupo de voz e órgão – composto pelos tenores Adriano Brito, André Bandeira e Sérgio Pedro, e pelo organista Paulo Alvim – executará duas peças essenciais do repertório musical litúrgico nascido da prática antifonal do canto gregoriano e dos salmos, mais concretamente da técnica da alternância: a “Missa in festis B. Mariae Virginis (Cum Jubilo)”, de Girolamo Frescobaldi (1583-1643), e o “Magnificat”, de Louis Nicolas Clérambault (1676-1749).
Sendo muitas as culturas e religiões em que o homem procura concretizar o contacto com a divindade através da música, a religião católica não é excepção e desenvolveu um vasto repertório de composições e técnicas musicais. O concerto da na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos permitirá, assim, conhecer a variante da “prática alternada” e uma estética que procura sublinhar o caráter espiritual das composições.