A Câmara Municipal de Matosinhos e a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA assinalaram, no dia 1 de Dezembro, o Dia Mundial da SIDA.
A Câmara Municipal de Matosinhos e a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA assinalaram, no dia 1 de Dezembro, o Dia Mundial da SIDA.
Este ano, o tema escolhido internacionalmente para assinalar o Dia Mundial da Sida esteve relacionado com os Direitos Humanos. Em Portugal as iniciativas oficiais destacaram o acesso à prevenção e tratamento como direitos universais, com particular atenção ao tratamento das pessoas que usam drogas e ao papel das terapêuticas combinadas.
No concelho de Matosinhos, a data foi assinalada com uma iniciativa em Leça da Palmeira, junto ao Posto de Turismo, intitulada “Encosta a SIDA à parede”, que contou com a participação do Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Nuno Oliveira, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.
O projecto consistiu num graffiti alusivo à prevenção da infecção VIH e que será replicado noutras cidades do país em 2011. O objectivo é levar para a rua a mensagem da prevenção do VIH e do respeito pelos direitos das pessoas que vivem com infecção.
O mais recente relatório da ONUSIDA referente à infecção VIH/Sida em Portugal revela, em 2009, uma prevalência média de infecção VIH de 0,6% da população e estima que vivam em média 42.000 pessoas com VIH entre os 15 e os 49 anos de idade.