17 grupos actuaram no Auditório Mário Rodrigues Pereira, em Lavra.
672 idosos das freguesias de Guifões, Santa Cruz do Bispo, Perafita, Leça do Balio, Leça do Balio, Matosinhos, S. Mamede de Infesta, Lavra e Senhora da Hora subiram hoje, dia 12 de Outubro, ao palco do auditório Mário Rodrigues Pereira, no Centro Social Paroquial Padre Ramos, e interpretaram grandes êxitos da música tradicional portuguesa, do folclore ao fado.
Perante uma plateia entusiasmada, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Vereador do Pelouro da Acção Social, mostrou-se surpreendido, mas bastante satisfeito com o elevado número de participantes nos grupos corais: “Este é um estímulo para que não percam o ritmo, para que não percam a harmonia. Isto é muito importante para o vosso bem-estar, para a vossa saúde.
Continuem a fazer este trabalho ao longo do ano com os vossos professores e técnicos das instituições. Contagiem os outros 23 mil idosos do Concelho de Matosinhos que não estão em instituições de solidariedade social. Vocês é que têm que ser os embaixadores da terceira idade”, afirmou o Dr. Nuno Oliveira.
Presentes neste evento estiveram os idosos do Centro Cultural e de Solidariedade Social de Guifõs, Centro de Convívio de Dia da Terceira Idade de Santa Cruz do Bispo, Associação de Pescadores Aposentados de Matosinhos, Centro Social Paroquial Padre Ramos, Sssociação de Apoio Social de Perafita, Centro Social de Leça do Balio, Centro de Apoio à Terceira Idade de S. Mamede de Infesta, Amigos da TAssociação erceira Idade de Leça da Palmeira, Lar de Sant’Ana, Lar do Comércio, Associação Cultural e de Desenvolvimento Social de Guifões, Centro de Convívio da Terceira Idade de Matosinhos, Associação de Amigos Aposentados de Leça da Palmeira, Centro Social Paroquial do Padrão da Légua, Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, e Associação Social Betesda.
Ao longo da Quinzena Sénior, quase três mil idosos têm a oportunidade de participar nas várias iniciativas que a Câmara Municipal organiza há já vários anos, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas Idosas, assinalado a 1 de Outubro.
Até à próxima sexta-feira prossegue a animação para os 3.500 idosos de 22 instituições de solidariedade social do Concelho, desde passeios, caminhadas, tardes de fado, teatro e variedades, jogos tradicionais e interactivos, colóquios e workshops, culminando com um baile popular na sessão de encerramento, no Pavilhão Municipal de Santa Cruz do Bispo. As actividades da Quinzena Sénior são programadas pela Autarquia de acordo com os interesses e necessidades dos idosos, num investimento superior a 70 mil euros.