Terminou ontem, dia 3 de dezembro, a décima sétima edição do Juntos Pel’Arte, que desde o dia 19 de novembro, voltou a mostrar até que ponto a solidariedade e a criatividade podem (e devem) percorrer um caminho conjunto, eliminando barreiras e promovendo a livre expressão plástica de todos os alunos do concelho, independentemente das suas limitações.
Patente desde essa altura na Galeria da Biblioteca Municipal, a exposição Juntos Pel’Arte mostrou trabalhos de alunos de diversas instituições do concelho, apresentando as pinturas, esculturas, maquetas e peças de cerâmica sem distinguir a sua origem. A iniciativa contou ainda com uma forte componente lúdico-pedagógica, incluindo realização de ateliês, workshops, tertúlias, conferências e espetáculos de movimento e dança, explorando as potencialidades das artes como elemento unificador.
E porque o clima era de festa, o Salão Nobre encheu-se ontem de música e alegria para assinalar o encerramento do Juntos Pel'Arte. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, fez questão de marcar presença neste momento particularmente especial para muitos alunos de diversas instituições, entre elas ALADI e APPACDM de Matosinhos, para os quais este dia é uma oportunidade única de conviver, brincar com a arte de mostrar do que são capazes.
A música este a cargo da Orquestrinha Cercifeira, pela Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira e a Cerci Feira. A Dança ficou entregue à Aladi MOVE pelo grupo de dança do Aladi. O Teatro foi com Tribos e Pr’áMesa, pelo grupo de teatro da APPACDM MTS.
Houve um outro momento de dança com os LTCTFG, grupo de quatro elementos, participantes na 2ª edição do programa Achas que sabes dançar.
O Coletivo musical portuense, Retimbrar ofereceu ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses. Seguiram-se músicas natalícias, com um grupo de flautas de bisel e a tarde terminou com Nuno Ribeiro, participante da 1º edição The Voice Portugal.