I Encontro de PME - Pequenas e Médias Empresas de Matosinhos
A Câmara Municipal de Matosinhos, através do Gabinete de Apoio ao Investidor, organizou ontem o 1.º Encontro de PME (Pequenas e Médias Empresas) de Matosinhos.
O evento decorreu ontem na Porto Business School e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
Na sessão de abertura, a Associate Dean da Porto Business School, Patrícia Teixeira Lopes, falou da importância da formação na melhoria da qualidade da gestão em Portugal, dando o exemplo da Porto Business School e da conjugação dos saberes científicos e práticos através da relação com o meio académico e o tecido empresarial.
As PME representam 99,9% do total das empresas nacionais e 78,1% da população ativa empregada. 75% das empresas portuguesas são de natureza familiar.
Na sua intervenção, Rui Coutinho, professor da Porto Business School, abordou os desafios que as PME enfrentam, desde a sucessão geracional à transformação digital, passando pela competitividade, internacionalização e inovação.
Já o professor Daniel Bessa falou sobre a estratégia e a competitividade das empresas, destacando os problemas com o envelhecimento das organizações e os mecanismos que travam a renovação nas empresas. “A idade não conta. O que conta é a capacidade de adaptação e a uma velocidade mais acelerada”, disse.
No 1.º Encontro de PME, a autarquia decidiu prestar homenagem às empresas do Concelho com 50 ou mais anos de atividade, atribuindo a cada uma Declaração de Reconhecimento Municipal pelos relevantes serviços desenvolvidos no Concelho, nomeadamente ao nível da criação de emprego e de valor económico.
Luísa Salgueiro elogiou as empresas do Concelho pelos excelentes resultados quer nas exportações quer na diminuição da taxa de desemprego. “Estamos a desenhar um novo rumo na captação de investimento. Matosinhos não pode ficar para trás. Estamos a tornar o nosso território mais atrativo”, sublinhou a edil.
Presentes na cerimónia de entrega dos diplomas estiveram a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o Vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues, o administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, o presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, e o presidente da junta da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves.
As empresas contempladas foram: ELECTRIFICADORA, S.A. (1940), A. BORGES, DO AMARAL LDA. (1948), A.J. GONÇALVES DE MORAES, S.A. (1894), AGÊNCIA MARÍTIMA EURONAVE (PORTO), LDA (1965), ÁGRIMA - Cooperativa Agrícola de Matosinhos, C.R.L. (1949), CARNEIRO, CAMPOS & CA., S.A. (1919), CASA DAS LÂMPADAS (1941), CIMERTEX - SOCIEDADE DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, S.A. (1964), CONSERVAS PORTUGAL NORTE, LDA. (1912), DIERA - FÁBRICA DE REVESTIMENTOS, COLAS E TINTAS, LDA (1967), EMÍLIO AZEVEDO CAMPOS, S.A. (1854), FABRICA DE CONSERVAS LA GONDOLA, S.A. (1940), GRAFOPEL - EQUIPAMENTOS GRÁFICOS, S.A. (1964), MACIEL & FERREIRA, LDA (1961), PEIXOTO & CUNHA, LDA (1940), PINHAIS & COMPANHIA, LDA (1920), RAMIREZ & CA (FILHOS), S.A. (1853), RUI DE LACERDA & CA, S.A. (1950), SONAFI - SOCIEDADE NACIONAL DE FUNDIÇÃO INJECTADA, S.A. (1951), TRANSPORTES RESENDE, S.A. + RESENDE - ACTIVIDADES TURÍSTICAS, S.A. (1937) e TRANSPORTES SARDÃO, S.A. (1945).
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
