Brevemente, o Roteiro de Restaurantes de Matosinhos estará disponível também em Braille.
28 restaurantes de Matosinhos dispõem, desde 4 de janeiro, de ementas na linguagem própria para portadores de deficiências visuais.
A iniciativa, lançada a propósito do Dia Internacional do Braille pela Associação de Restaurantes de Matosinhos, contou com a parceria da ACAPO- Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal.
“Matosinhos é uma terra que se tornou conhecida pela grande concentração de restaurantes e pela qualidade da sua gastronomia. Agora queremos melhorar a qualidade da forma como atendemos os clientes. É uma forma de fazer a diferença nem que seja nos pequenos pormenores”, explicou Rui Sousa Dias, presidente da Associação de Restaurantes de Matosinhos.
Num futuro próximo, o número de restaurantes aderentes a este projeto deverá aproximar-se dos 50.
Com a nova ementa em Braille, os invisuais deixam de ter a necessidade de recorrer a outra pessoa para escolher a refeição ou consultar o preço, diminuindo o sentimento de constante dependência. Segundo Jorge Leite, da direção da ACAPO, “com esta iniciativa, passa a existir uma maior autonomia”. “A pessoa pode ler, reler, consultar preços. O acesso á informação é um direito que assiste ao cidadão e que está na constituição”, frisou.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos entende que, “às vezes são os pequenos nadas que fazem toda a diferença”. “Matosinhos é dos concelhos mais inclusivos. Queremos que, quem tem deficiência, beneficie da mesma qualidade de vida que nós. A inclusão social casa-se com um dos maiores prazeres da vida que é gastronomia. Aqui come-se bem e come-se de forma inclusiva”, disse o Dr. Guilherme Pinto. O edil anunciou ainda que, brevemente, o Roteiro Gastronómico de Matosinhos estará também disponível em Braille.
As comemorações do Dia Internacional do Braille em Matosinhos contaram ainda com o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, do Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, da Provedora do Cidadão com Deficiência, Dr.ª Rita Silva, do presidente da Junta de Freguesia, António Parada, do diretor da Docapesca, Vasco Fernandes, entre outros convidados.