Câmara convida empresários da região a apresentarem projetos de internacionalização ou de investimentos em curso.
A promoção e desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre Portugal e os Países Latino-Americanos são apenas um dos quatro eixos de intervenção da Casa América Latina, instituição criada há 15 anos em Lisboa com a missão de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e da cooperação, sobretudo na vertente cultural.
Desde então, a sua área de atuação foi se alargando e abrangendo outras vertentes como a científica, a económica e a empresarial. Hoje é uma associação sem fins lucrativos e de direito privado, constituída pelo Município de Lisboa, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pelas Embaixadas dos Países Latino-Americanos e por um conjunto de empresas. Recentemente abriu as suas portas a um conjunto de municípios, entre os quais Matosinhos.
“Queremos ajudar a potencializar as exportações de Portugal, nomeadamente de produtos e serviços. Matosinhos acolheu-nos de braços abertos”, disse Manuela Judice, Secretária Geral da Casa da América Latina.
Durante o dia de hoje, 2 de abril, os embaixadores da Argentina, Brasil, México, Paraguai, Perú e Colômbia estiveram reunidos com mais de uma dezena de empresários de áreas tão diversas como o design, as novas tecnologias, a indústria conserveira, o ensino, a produção de bebidas, a logística ou a indústria dos transportes e transformadores.
JP- Inspiring Knowledge, Conservas Pinhais, Conservas Ramirez, Centro Empresarial da Lionesa, AEP- Associação Empresarial de Portugal, Porto Business School, ESAD- Escola Superior de Artes e Design, MSC, ISSSP- Instituto Superior de Serviço Social do Porto, EFACEC e UNICER foram as instituições/ empresas envolvidas nesta jornada.
Os encontros de trabalho e a visita a algumas empresas e instituições da região tiverem como objetivo a apresentação de projetos de internacionalização ou de investimento em curso, bem como a dimensão e oportunidades existentes nos países da América Latina para os empresários nortenhos.
“Matosinhos consegue conciliar o antigo, com as conservas Pinhais e Ramirez, com a modernidade da JP Sá Couto, com o conceito da Lionesa, da ESAD e da Porto Business School”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.
As reuniões de trabalho foram precedidas de uma visita, a convite do Dr. Guilherme Pinto, ao Edifício dos Paços do Concelho e à exposição de Maria Keil na Galeria Nave.
O edifício projetado pelo arquiteto Alcino Soutinho, bem como os painéis da autoria de Júlio Resende, suscitaram uma enorme curiosidade junto da comitiva de empresários e embaixadores.
Presentes na visita estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, o Vereador dos Transportes e Mobilidade, Dr. José Pedro Rodrigues, a administradora da Matosinhos Habit, Eng. Olga Maia, e a administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz.
![]()
