Cai Run regressa ao Concelho para visitar Porto de Leixões e Lionesa
Cerca de um mês depois da sua última deslocação ao concelho, o Embaixador da República Popular da China em Portugal regressou ontem a Matosinhos para mais uma visita de trabalho.
Cai Run fez-se acompanhar pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e pelo Vereador da Educação, António Correia Pinto.
O périplo começou pelas instalações da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, onde a comitiva foi recebida pela presidente do Conselho de Administração da instituição, Guilhermina Rego.
Na reunião de trabalho foram dados a conhecer os vários investimentos em curso, as áreas de importação e de exportação, e os grandes desafios para o futuro.
O Porto de Leixões movimenta carga para 184 países. Em 2018 foram movimentadas 19,2 milhões de toneladas de mercadorias.
Até 2030, o Porto de Leixões vai receber um investimento de 379 milhões, no âmbito do Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.
Este investimento inclui a construção de um novo terminal de contentores, a reformulação do terminal de contentores norte e a construção de um novo terminal multiusos, entre outras melhorias.
Seguiu-se uma visita ao Porto de Leixões e ao Terminal de Cruzeiros de Leixões.
Depois de Matosinhos, a comitiva seguiu para Leça do Balio, mais concretamente para o Centro Empresarial da Lionesa, onde decorre a instalação de um Centro de Serviços Partilhados da COFCO Internacional, uma das maiores empresas da China do setor de processamento alimentar.
O centro está já parcialmente em funcionamento, tendo arrancado com 150 postos de trabalho. Todavia, prevê-se que o número de funcionários chegue aos 400 daqui a quatro anos.
Os postos de trabalho vão cobrir as áreas de Tecnologias de Informação, Procurement, Recursos Humanos e Financeiras. Uma das novidades será a transferência da parte financeira da empresa- atualmente localizada na Argentina- para Leça do Balio, prevista para junho próximo.
A inauguração oficial está prevista para daqui a dois meses. O Embaixador da República Popular da China em Portugal assegurou que voltará ao concelho de Matosinhos para a ocasião.
“A China já investiu em Portugal nove mil milhões de euros. O investimento de Portugal na China também está a crescer. Ainda temos muito trabalho pela frente. Este projeto da COFCO vai atrair mais empresas chinesas para abrir mais centros e mais fábricas em Portugal”, explicou Cai Run, agradecendo ainda os esforços da Câmara Municipal de Matosinhos em criar melhores condições para a instalação de empresas no seu território, principalmente ao nível da mobilidade e dos transportes.
Face à instalação de novas empresas no Concelho e, sobretudo no Centro Empresarial da Lionesa, Luísa Salgueiro salientou a importância da criação de uma nova linha de autocarros para a Via Norte, que ligará a Lionesa, em Leça do Balio, à Trindade, no Porto, de forma a servir quem trabalha naquela zona em franco crescimento.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
