Concerto gratuito de Mayra Andrade com a Orquestra de Jazz de Matosinhos abre mês de intensa programação, que encerra com a comemoração dos 500 anos do Foral manuelino
As temperaturas do verão até podem ter ficado muito abaixo das expectativas, mas a animação de Matosinhos vai continuar a ferver no mês em que se comemora o 500º aniversário da atribuição do foral pelo rei D. Manuel I. Já na próxima sexta-feira, dia 5, a marginal da praia de Matosinhos recebe a atuação de um dos nomes grandes da world music, a cabo-verdiana Mayra Andrade, que fará um concerto único e gratuito com a Orquestra de Jazz de Matosinhos.
O espetáculo, com início marcado para as 22 horas, revisitará alguns dos mais emblemáticos temas do premiado repertório de Mayra Andrade, nomeadamente dos álbuns Navega e Stória, Stória, com arranjos especialmente preparados pela orquestra liderada por Pedro Guedes e Carlos Azevedo. Este reencontro artístico permitirá ainda escutar um novo tema do mais recente trabalho da cantora, Lovely Difficult, que também foi objeto de um novo arranjo por parte da OJM.
![]()
Logo no dia seguinte, 6 de Setembro, arranca no Jardim Basílio Teles a nona edição do festival Arte Fora do Sítio, que traz a público e ao ar livre diversas manifestações artísticas. Desafiando os jovens artistas matosinhenses a abandonarem a sua zona de conforto e a apresentarem as suas criações na principal praça pública do concelho, o evento proporcionará dois dias de programação ininterrupta, da qual se destaca uma mostra de cultura japonesa, a final do concurso de bandas Matosinhos Rock Challenge (que levará os vencedores a atuar em Londres e Liverpool), instalações artísticas, performances e um abraço coletivo que promete ser o maior que a cidade já viu.
Entre os dias 11 e 14 decorrerá junto ao Mosteiro de Leça do Balio mais uma edição da recriação medieval Os Hospitalários no Caminho de Santiago, um certame que prima pelo rigor histórico e que terá este ano ainda mais espaço e, sobretudo, mais conforto para os visitantes, os quais poderão usufruir de toda a animação programada e dos produtos criteriosamente selecionados de mais de duas centenas de artesãos. A programação inclui a atuação de saltimbancos, um acampamento militar, passeios de burro, liças de armas, ceia medieval, concertos, tabernas medievais, artesãos com trabalho ao vivo e muito mais.
![]()
Para o dia 18 está marcada uma estreia, com o início da primeira edição do festival de teatro “Cena Contemporânea de Matosinhos em Português”. O certame decorrerá até ao dia 30, destacando-se desde logo o espetáculo “Aldeotas”, protagonizado pelo conhecido ator brasileiro Gero Camilo. Destaque ainda, na programação desta primeira edição, para a homenagem à encenadora e atriz Fernanda Lapa, que cumpre 50 anos de carreira, mas também para a “Ode Marítima”, de Fernando Pessoa, na voz de João Grosso, para a peça “Um dia os réus serão vocês”, que tem por base o julgamento de Álvaro Cunhal durante a ditadura do Estado Novo, ou para o ensaio público da peça “Breviário Gota D’Água”, inspirada nas obras de Eurípedes, Oduvaldo Vianna Filho, Chico Buarque e Paulo Pontes, que o Cine-Teatro Constantino Nery vai estrear em Outubro.
![]()
Outro dos pontos altos da programação, no dia 30, será o espetáculo de rua “Cidade Encantada”, um projeto que envolverá uma centena de participantes e ressuscitará algumas das lendas matosinhenses para comemorar os 500 anos do Foral do concelho.
![]()
No mesmo dia em que se comemora o nascimento simbólico de Matosinhos será ainda inaugurada, na Galeria Nave, a exposição “15 Tesouros da História de Matosinhos”, que pretende dar a conhecer alguns dos ícones artísticos do concelho, dos bifaces pré-históricos encontrados na zona da Boa Nova à Piscina das Marés que o arquiteto Álvaro Siza desenhou para Leça da Palmeira. Os quinze objetos selecionados para contar a história de Matosinhos são, pela sua importância e pelo seu valor patrimonial e artístico, marcas das diversas épocas de construção da identidade matosinhense, a maior parte dos quais só muito raramente podem ser vistos pelo público. No centro da mostra estará o Foral de 1514, uma peça que, pertencendo ao espólio da Biblioteca Pública Municipal do Porto, irá pela primeira vez ser apreciada na cidade a que deu origem.
Destaque ainda, no dia 20, para a inauguração da exposição de Vítor Costa na Galeria Municipal, e, no dia 27, para mais uma edição da divertida Color Run, que mais uma vez voltará a passar pelas ruas de Matosinhos.
