Assembleia Municipal de Matosinhos elege presidente para a região.
Pela primeira vez, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) vão hoje a votos.
Até agora, cabia ao Governo nomear os dirigentes das cinco CCDR – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
A eleição passa a ser da responsabilidade de um colégio eleitoral de autarcas, constituído pelos presidentes das câmaras municipais, presidentes das assembleias municipais, vereadores e deputados municipais, incluindo os presidentes das juntas de freguesia da respetiva área geográfica.
O ato eleitoral decorre hoje, entre as 16h00 e as 20h00, cabendo às assembleias municipais a eleição do presidente de cada uma da CCDR. Já para o cargo de vice-presidente, a eleição terá lugar nas comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas.
Os mandatos dos eleitos serão de quatro anos, mas, desta vez, excecionalmente, o mandato será de cinco, para que os eleitos possam participar nas negociações dos fundos estruturais que estão a decorrer em Bruxelas.
Outra das novidades é que os eleitos passam a estar sujeitos a uma limitação de três mandatos consecutivos.
Em Matosinhos, a mesa eleitoral para a eleição do presidente da CCDR- Norte é presidida por Palmira Macedo, presidente da Assembleia Municipal, coadjuvada pelos restantes membros que compõem a mesa da Assembleia Municipal- Celestina Silva e José Dias.
O ato eleitoral realiza-se no Edifício dos Paços do Concelho.