O terceiro dos três espetáculos internacionais, legendados em Português com que o Cine-teatro Constantino Nery tem vindo a “presentear” o o público, decorreu ontem, dia 15 de julho, pelas 21.30 horas, e foi mais um sucesso de bilheteira.
Depois do "Maldito seja o traidor da sua pátria", no dia 29 de Junho, e do “Le Papalagui”, no dia 15 de julho, “El viento en un violin” de Claudio Tolcachir, Timbre4, Companhia da Argentina, veio fechar com chave de ouro este ciclo com um espectáculo internacional de excelência da cena contemporânea, galardoado com o Prémio Revelação!
“El Viento en un Violin” encerra a trilogia de dramas sociais de Tolcachir, da qual fazem parte também A omissão da Família Coleman (2005) e Tercer cuerpo (2008). Apesar de partilhar com as duas primeiras peças da trilogia certos rasgos temáticos e formais, distingue-se destas por ser uma parábola sobre o amor e a confluência de três famílias numa outra. Esta é uma peça de esperança em “tempos negros”, que exalta a possibilidade da construção de um lugar no Mundo, ainda que este não seja o prescrito pelas normas sociais vigentes. A família atípica que constituirão Lena, Celeste e Darío, as personagens principais da peça, é uma família, apesar de tudo.
O sentido da vida de cada um deles é uma construção que cada um realiza com a sua própria experiência, seguindo o caminho da sua história, do seu desejo, da sua paixão – uma construção micropolítica, à margem dos grandes discursos de representação.
Claudio Tolcachir, actor, dramaturgo e encenador, nasceu em Buenos Aires em 1975. O seu trabalho valeu-lhe o reconhecimento do público e da crítica, sendo galardoado com o Prémio Clarín Actor Revelação, em 1994. Em Buenos Aires dirige, desde o início da crise que abalou a Argentina no fim do século XX, o espaço Timbre 4. Do já extenso número de obras de sua autoria, destacam-se La omisión de la Familia Coleman (2005) e Tercer cuerpo (2008), que levou a vários festivais internacionais de teatro e que realizaram temporadas em Espanha e França.