Matosinhos representado pelo Presidente do Executivo, Guilherme Pinto.
Os autarcas dos municípios que fazem parte do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular estão hoje reunidos em Santa Maria da Feira.
Ao longo do dia, o Europarque acolhe a Assembleia Geral e o Fórum Urbano do Eixo Atlântico. Em cima da mesa estão temas como os desafios da cidade hoje em dia e para o futuro, a agenda urbana europeia, a agenda territorial e políticas europeias, entre outros temas.
Além do Presidente do Eixo Atlântico, Ricardo Rio (presidente da Câmara Municipal de Braga), a reunião contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.
Está prevista a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas de Portugal, Pedro Marques, na sessão de encerramento.
Criado em 1982, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular integra os concelhos portugueses de Braga, Viana do Castelo, Chaves, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Penafiel, Vila do Conde, Maia, Matosinhos, Porto, Barcelos, Paredes, Peso da Régua e Vila Nova de Gaia.
Da Galiza fazem parte desta organização transfronteiriça Ferrol, Corunha, Riveira, Narón, Lugo, Sarria, Monforte de Lemos, Lalín, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vilagarcía de Arousa, Carballinho, Barco de Valderorras, Ourense e Vigo.
Recorde-se que Matosinhos é, este ano, Capital da Cultura do Eixo Atlântico.