O objetivo é de garantir a ligação ferroviária entre Porto-Vigo e Corunha-Lisboa.
A Comissão Executiva do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular reuniu, na passada sexta-feira, na cidade espanhola de Lalin.
Matosinhos fez-se representar pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro.
Em cima da mesa esteve a saída sul de Vigo, solução que servirá para garantir a ligação ferroviária não só entre Porto e Vigo, mas também entre Corunha e Lisboa.
Um estudo apresentado pelo catedrático Miguel Bugarín concluiu que dotar a ligação Vigo-Porto de um serviço similar ao de Vigo-Corunha ultrapassaria os dois mil milhões de euros, enquanto que a ligação ferroviária provisória entre Porto e Vigo pela saída Sul de Vigo custaria 400 milhões de euros, mas garantiria a ligação entre Porto e Vigo em parâmetros semelhantes aos atualmente existentes entre Vigo e Corunha. Também a ligação Corunha-Lisboa chegaria a sete milhões de possíveis utilizadores em vez dos atuais três milhões-
Do encontro ficou acertado solicitar uma reunião urgente com a ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor, sobre o assunto.
Também o Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e o Presidente do Eixo Atlântico, Xoan Mao, irão solicitar uma reunião ao novo Primeiro-ministro que tomar posse com vista a desbloquear os concursos da linha do Minho e da linha de mercadorias Aveiro- Salamanca.