Agência de Energia do Porto promove sessão de esclarecimento em Matosinhos junto das IPSS 's e Uniões de Freguesia
Poupar energia e utilizá-la de uma forma eficiente. Foi este o mote para uma sessão de esclarecimento que a Câmara Municipal de Matosinhos e a Agência de Energia do Porto promoveram hoje no Edifício dos Paços do Concelho destinada a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e às uniões de freguesia.
O administrador-executivo da Agência de Energia do Porto, Rui Pimenta, deu a conhecer os benefícios decorrentes da implementação de várias medidas para uma maior eficiência energética, redução de custos e rentabilização da energia produzida.
Este é um processo que envolve uma auditoria energética gratuita aos equipamentos, consumos, necessidades e prioridades de intervenção, a elaboração de um relatório com medidas de poupança de energia e de eficiência energética das instituições, a realização de sessões de formação específica e o apoio nas candidaturas a fundos comunitários para a instalação, por exemplo, de sistemas solares térmicos ou fotovoltaicos. Outra das medidas de poupança e de eficiência energética no abastecimento de gás é a substituição do gás propano por gás natural.
No caso das IPSS’s, as candidaturas são efetuadas no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência. Já as juntas de freguesia têm ao seu dispor fundos do programa Norte 2030.
Para a vereadora do ambiente da autarquia, Manuela Álvares, esta é uma oportunidade não só para as intuições, no que respeita ao seu orçamento e aos gastos com o consumo de energia, mas também para a meta de neutralidade carbónica que o município de Matosinhos se propôs atingir até 2030.