Câmara Municipal de Matosinhos investe na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Director Geral do Registo e Notariado, Dr. António Figueiredo, fizeram uma visita de trabalho ao edifício municipal onde estão instalados diversos Serviços da Administração Central e que irá ser alvo de uma intervenção profunda.
De facto, o edifício onde estão em funcionamento a 1ª Repartição de Finanças de Matosinhos, a Tesouraria das Finanças, Polícia Municipal, a PSP (Investigação Criminal), Cartório Notarial, Conservatória do Registo Predial e Conservatória do Registo Civil, está muito degradado.
As queixas de funcionários e, em especial, dos cidadãos, foram crescendo ao longo dos anos, de forma acentuada e preocupante.
Embora se trate de Serviços da Administração Central e, competindo aos Governos resolver, o Presidente da Autarquia, atento a estas preocupações, entendeu que é a qualidade de vida dos cidadãos que importa preservar e defender.
A melhoria de funcionamento destes serviços – através de instalações mais funcionais e saudáveis – é de relevante importância para o desenvolvimento económico e social de Matosinhos, e fundamental para uma resposta, cada vez mais rápida, às necessidades sentidas pelos cidadãos.
Há, também aqui, a preocupação de simplificar a vida às pessoas.
A intervenção visa, fundamentalmente, obras de conservação do edifício, no intuito do arranjo das acessibilidades, mobilidade de utilização dos espaços, segurança contra incêndios, melhoria dos equipamentos sanitários e sua racionalização, inserção de sanitários de apoio a deficientes, redimensionamento dos acessos mecânicos verticais. A adjudicação definitiva da intervenção já foi aprovada, no valor global de 800 mil Euros.
Nas obras de acessibilidade, e comuns a todos os pisos, serão abolidas as barreiras físicas de acesso.
Nas obras específicas dos vários pisos serão cumpridas e respeitadas as solicitações dos utentes e a filosofia a utilizar cria espaços evolutivos.