Os dois Ecocentros Móveis que circulam semanalmente pelas freguesias de Matosinhos vão estar, de 8 a 14 de março, em Matosinhos (Matosinhos-Sul) e Senhora da Hora (em frente à escola EB da Barranha).
No início de 2021, a LIPOR e os seus Municípios Associados, entre os quais se inclui Matosinhos, criaram uma solução inovadora para facilitar a entrega de resíduos e materiais cujo destino não é o ecoponto.
No sentido de beneficiar a aproximação com os munícipes e facilitar a entrega de fluxos com características específicas, nasceram os Ecocentros Móveis que, de uma forma itinerante, percorrem os oito municípios associados à LIPOR.
Terminado o ano 2021, o balanço é muito positivo, tendo sido encaminhadas para Reciclagem, através destas estruturas, 46,3 toneladas de resíduos. Em 2022, os Ecocentros Móveis têm continuado a sua viagem.
No que respeita especificamente a Matosinhos, o concelho dispõe de dois ecocentros móveis que entraram em circulação em maio do ano passado, tendo sido recolhidas para reciclagem, até ao final do ano passado, 3,6 toneladas de resíduos.
Nestes equipamentos, financiados pelo POSEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, poderá entregar materiais como embalagens contaminadas, lâmpadas, equipamentos elétricos e eletrónicos, cd’s, dvd’s, pilhas e pequenos acumuladores, tinteiros e toners, resíduos de papel não embalagem, bem como rolhas de cortiça.
Os Ecocentros móveis ficam no mesmo local durante uma semana e depois são instalados noutro local, de forma a ficarem disponíveis em todas as freguesias do município, servindo assim um maior número de moradores. São equipamentos de grandes dimensões, transportados através de um camião sistema de amplirol, uma solução que complementa os tradicionais ecocentros, podendo ser colocados nas várias freguesias, de acordo com um calendário definido pelo município.
Consulte os locais onde poderá encontrar os Ecocentros Móveis nos próximos meses: