Prémio de Qualidade para a Escola Secundária João Gonçalves Zarco
A Escola Secundária João Gonçalves Zarco, de Matosinhos, foi distinguida com o prémio de qualidade Eco-Escolas, um galardão atribuído no âmbito do Seminário Nacional Eco-Escolas 2023, realizado em Soure entre os dias 20 e 22 de janeiro.
O Eco-Escolas é um programa internacional reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como a maior rede de educação para a sustentabilidade do mundo adotado atualmente em 67 países.
O projeto é desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (associação bandeira azul da Europa) e pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no que diz respeito à educação ambiental para a sustentabilidade, constituindo-se atualmente numa “ferramenta” para a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (agenda 2030).
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
O Município de Matosinhos tem, até ao momento, 24 escolas inscritas no Eco-Escolas para este ano letivo.