12.12.11
“Estamos a fechar uma década de ouro em matéria de educação”, disse o Presidente da Câmara de Matosinhos.
Pais, encarregados de educação, professores, auxiliares de acção educativa, marcaram presença na cerimónia de inauguração da EB Quinta de S. Gens, na Senhora da Hora.
480 alunos, distribuídos por 20 turmas, e 36 professores usufruem, desde o dia 10 de Dezembro, de 24 novas salas de aula, num investimento de 4,5 milhões de euros.
Da autoria do arquitecto Luís Trindade, ex-aluno daquele estabelecimento de ensino, o projecto incluiu a construção de um edifício de raiz.
A nova EB da Quinta de S. Gens permitiu não só melhorar as instalações e equipamentos disponíveis para os alunos que frequentavam a antiga escola, mas também, encerrar a EB do Sobreiro, cujas instalações apresentavam já inúmeras limitações, traduzidas na necessidade de se recorrer a módulos pré-fabricados para se assegurar o serviço de refeições escolares e o funcionamento das Actividades de Enriquecimento Curricular.
Assim, as seis turmas do 1.º ciclo da EB do Sobreiro serão transferidas para a nova escola.
O novo equipamento contempla quatro salas da educação pré-escolar e vinte salas de aula para vinte turmas do 1.º ciclo do ensino básico (14 da EB da Quinta de S. Gens mais 6 da EB do Sobreiro). Os espaços comuns envolvem auditório, sala polivalente, biblioteca, sala de ciências, salas para as actividades de enriquecimento curricular, refeitório com cozinha para confecção própria das refeições escolares, parque infantil, campo de jogos, recreio coberto, salas para docentes, funcionários e para atendimento aos pais.
A Presidente do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, Luísa Santos, fez questão de salientar o sentimento de “missão cumprida”. Uma “escola digna” e com “condições”, alicerçando “os saberes em sala de aula e os espaços de lazer”.
Também o Presidente da Junta de Freguesia da Senhora, Valentim Campos, sublinhou que “a comunidade educativa tem agora mais responsabilidade, pois os alunos têm todas as condições para serem ainda melhores”. “Foi uma luta de toda a comunidade. Esta escola representa um marco na nossa cidade”, concluiu.
Por sua vez, o Vereador da Educação frisou a 21ª inauguração do programa de requalificação do parque escolar, fazendo uma retrospectiva dos investimentos realizados nesta área. “Esta é a maior escola básica do país”, explicou o Prof. António Correia Pinto.
O Director Regional da Educação do Norte, Dr. João Grancho, elogiou a política educativa da Câmara Municipal de Matosinhos, afirmando que, “no plano da educação, a parceria entre a Autarquia e a Administração Central é digna de registo”.
“Estamos a fechar uma década de ouro em matéria de educação. O problema das últimas gerações é a falta de requalificação dos recursos humanos. A aposta que o País fez na Educação está agora a dar os primeiros frutos”, disse o Presidente da Câmara de Matosinhos.
Na opinião do Dr. Guilherme Pinto, “para muitos, uma revolução destas é indiferente”, mas “pôr uma escola destas a funcionar é uma coisa que não acontece todos os dias. Os senhorenses percebem a mudança na vida dos seus filhos. É esse o espírito que o País tem que ter para enfrentar a crise”, acrescentou.
Presentes na cerimónia de inauguração da EB Quinta de S. Gens estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e a deputada da Assembleia da República, Dr.ª Luísa Salgueiro.
Conteúdo atualizado em12 de dezembro de 2011às 12:16

