"O Sagrado na Coleção Municipal", que estará patente no Museu da Quinta de Santiago, reúne alguns tesouros artísticos, parte dos quais vão agora ser expostos pela primeira vez.
O Museu da Quinta de Santiago e a galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca vão receber esta semana novas exposições. “O Mundo de Lobo Antunes” e "O Sagrado na Coleção Municipal" reforçam a aposta da Câmara Municipal de Matosinhos na divulgação do seu valioso acervo artístico e no acolhimento de novos projetos.
A primeira inauguração acontece já no dia 17, pelas 18h30: o espaço expositivo da biblioteca municipal recebe “O Mundo de Lobo Antunes”, uma mostra de fotografias de Ana Carvalho que procura captar e reconstruir o ambiente urbano e marcadamente lisboeta da obra literária de António Lobo Antunes, um dos mais conceituados autores de língua portuguesa. A exposição ficará patente até 19 de Setembro.
No dia 18, sábado, pelas 16 horas, será inaugurada no Museu da Quinta de Santiago a exposição "O Sagrado na Coleção Municipal", que visa dar a conhecer ao público um conjunto significativo de obras de arte do acervo da autarquia, centrando-se, desta vez, nas peças de temática religiosa cristã. Patentes estarão, até 4 de Outubro, alguns verdadeiros tesouros, parte dos quais vão agora ser expostos pela primeira vez.
Constituída por mais de 50 obras, dos séculos XVII ao XXI - entre pintura, desenho, escultura, cerâmica, fotografia e ourivesaria -, de artistas como Auguste Roquemont, Francisco José Resende, Veloso Salgado, António Carneiro, Aurélia de Sousa, Augusto Gomes, Guilherme Thedim, Irene Vilar, José Emídio e João Ribeiro, a exposição permitirá ainda conhecer um conjunto de histórias marcantes associadas às peças e aos seus autores.
Os visitantes ficarão a saber, por exemplo, que a primeira imagem sacra de Nossa Senhora de Fátima, exposta na Capelinha da Aparições, é obra de um matosinhense, e por que razão foi ele um dos poucos leigos a privar com a vidente Irmã Lúcia e a trocar correspondência com ela, mas também que quadro de um pintor de Matosinhos tem como personagem central o único Papa português, peculiarmente representado de óculos escuros.
Ainda no âmbito desta exposição, o público infanto-juvenil poderá participar, mediante marcação prévia, em várias atividades educativas, de desenho, pintura, escultura, eco arte, modelagem, recorte e colagem, aprendendo, por exemplo, a fazer uma mitra ou a construir um ex-voto. Para mais informações, contactar o Museu da Quinta de Santiago pelos telefones 229952401 e 939798832, ou pelo e-mail casadobosque@cm-matosinhos.pt.