Arte nascida do lixo com assinatura de grandes artistas portugueses da pintura e escultura pode ser vista durante todo o dia na Galeria Municipal. Terminou ontem, terça-feira, dia 12 de Julho, a quarta edição do Simpósio de Pintura e Escultura de Matosinhos. De cadeiras velhas, peças de bicicletas, molas de um pequeno colchão, sinais de trânsito, tubagem metálica diversa, mesas sem tampo, entre outras, nasceram verdadeiras obras de arte, resultado da “arte e engenho” dos artistas convidados: Alberto Péssimo, Isaque Pinheiro, Rui Anahory e José Emídio.
O resultado final destes seis dias de transformação de todo o material escolhido no Centro de Recolha de Resíduos da autarquia em peças únicas e assinadas foi apresentado ao público ontem, pelas 18 horas, com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha. Os trabalhos estão hoje em exposição na Galeria Municipal, embora uma das peças maiores, pela sua dimensão, esteja colocada no exterior da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
O tema que inspirou Alberto Péssimo, Isaque Pinheiro, Rui Anahory e José Emídio foi o mar: uma poética de seres marinhos. Este ano, pela primeira vez, o Simpósio apostou na fusão de duas linguagens: a pintura e a escultura, com o objectivo principal de permitir a interacção destas duas formas de arte, resultando daí e também por isso, um conjunto de peças tridimensionais, em que as duas expressões se conjugam, bem como as próprias personalidades artísticas dos autores.
Mais do que uma exposição, o Simpósio de Pintura/Escultura de Matosinhos é um convite à fruição da arte “em construção”, com a possibilidade de assistir in loco ao trabalho diário dos artistas.
Reafirma-se, assim, o enriquecimento deste tipo de iniciativas culturais, já que se cria, através das visitas do público em geral e das escolas, ao local dos trabalhos, relações de interacção que despertam a população para valores culturais e artísticos fundamentais na construção de sociedades saudáveis.
Não perca a oportunidade de admirar as obras que resultaram desta quarta edição do Simpósio de Pintura/Escultura de Matosinhos, uma iniciativa que decorre em parceria com a Cooperativa Árvore.
Ainda o poderá fazer durante o dia de hoje, na Galeria Municipal de Matosinhos.