Sessão dedicada ao tema “ América do Norte – A bordo com Fernão Magalhães”.
Paulo Nogueira, Joaquim Vieira, João Pinto Machado, João Regufe são quatro portugueses cujas vidas atravessaram os Estados Unidos da América. Participaram no Ciclo de Conversas “Do Bojador à Boa Esperança”, na sessão dedicada à América do Norte, que decorreu dia 29 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, dando a conhecer ao público presente a sua experiência no mercado de trabalho norte-americano, principalmente as diferenças relativamente ao sistema económico português.
Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Paulo Nogueira é detentor de um MBA pela Porto Business School. Tem ainda uma pós-graduação em Six-Sigma Black Belt. Desempenha atualmente as funções de Administrador de uma Start-Up industrial na área de compósitos de fibras naturais com a responsabilidade de desenvolvimento do negócio a nível internacional.
É diretor geral de uma empresa de produtos e soluções ecológicas para impermeabilização e coberturas vegetais e consultor de estratégia e internacionalização de empresas.
Entre 2003 e 2011, foi Diretor-geral da Amorim Fl. North América, baseada em Maryland nos EUA, onde foi responsável pela implementação do negócio no mercado norte-americano, pelo desenvolvimento de modelos e processos de negócio e pelas operações. Foi também responsável pela análise de internacionalização e transferência de processos, modelos e sua adaptação em outros mercados na Ásia e América do Sul.
Joaquim Vieira nasceu no Porto há 67 anos, mas viveu em Moçambique dos 16 aos 19. Frequentou o Curso Integrado de Gestão do CIFAG e inúmeros cursos de Marketing, Vendas, Marketing Industrial, Área Financeira e Gestão Global.
Entre a sua vasta experiência profissional, foi Chefe de Compras, Armazéns e Transportes na Companhia Vidreira de Moçambique, Diretor de Compras e Administrador da SMIDA – Manufatura Industrial de Madeiras, Diretor Geral da Proadec Materiais de Revestimento, Diretor Geral do Grupo Probos, administrador do PIEP - Pólo de Inovação de Engenharia de Polímeros, entre outros cargos que assumiu. Atualmente, presta serviços de consultadoria na área Comercial e Marketing.
João Pinto Machado estudou Ciências Políticas na University of San Francisco e na San Francisco State University (1976-1978). É diretor-geral da RCC – PREMIUM SHIRTMAKERS, que produz camisas de alta qualidade quase exclusivamente em regime de contratação para marcas de renome à escala global, maioritariamente no segmento de luxo. Defende que compete a todos os Portugueses a ambição da construção da Marca Portugal e que o ‘made in’ ou a reduzida dimensão do país não são desculpa que impeça a internacionalização dos negócios.
Licenciado em Educação Física pela ESE Jean Piaget, João Pedro Regufe é atualmente Diretor Técnico da Matosinhos Sport e sócio-gerente da empresa de consultoria e atividades aquáticas Double Splash®.
João Regufe está ligado ao AquaFitness sendo convidado como presenter para várias convenções mundiais, nas quais se destaca a presença por sete vezes consecutivas na International Aquatic Fitness Conference, Flórida, Estados Unidos da América.
Em 2010, João Regufe rumou aos Estados Unidos e ajudou a desenvolver o Aquazumba, programa de água da empresa Zumba Fitness®. Sendo o primeiro instrutor português certificado em Aquazumba, em 2010 trouxe esse mesmo programa para a Matosinhos Sport, que foi a primeira empresa a apresentar o programa em Portugal com uma master class aberta à população em geral.
A próxima sessão está marcada para o dia 5 de junho, para as 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e será dedicada ao tema “África. Na esteira de Bartolomeu Dias”. A entrada é livre.
![]()
