Alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo recebem fruta e legumes
Começou em 2009 como a resposta a um desafio lançado pela União Europeia: incentivar o consumo de fruta e hortícolas, em idades ainda mais precoces.
Nesse ano letivo, a Câmara Municipal de Matosinhos foi pioneira na implementação do Regime de Fruta Escolar, sendo considerada um exemplo de boas práticas pelo Ministério da Educação.
O projeto da União Europeia apenas abrangia os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Todavia, a Autarquia decidiu desde logo incluir as crianças do ensino pré-escolar na distribuição gratuita de fruta.
Assim, todas as terças, terças e quintas-feiras é distribuída, gratuitamente, fruta ou legumes (maçã, pera, banana, tangerina, clementina, cereja, uvas, ameixa, pêssego, tomate cherry ou cenoura), de forma a enriquecer, nutricionalmente, as merendas escolares das crianças.
Neste ano letivo, a distribuição foi iniciada hoje em todas as escolas do 1.º ciclo e jardins de infância da rede pública do Concelho., aproveitando a celebração do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou ontem.
Além dos alunos, também os docentes recebem gratuitamente fruta e legumes para que sirvam de exemplo às crianças no consumo de fruta. Para incentivar os mais jovens a consumirem alimentos saudáveis, a Câmara Municipal de Matosinhos criou ainda uma mascote- “O Frutinhas” - personagem que ilustra uma caderneta, com atividades e passatempos relacionados com a temática.
Em cada distribuição é entregue um cromo para colar na caderneta, cativando, desta forma, o interesse das crianças para o dia da distribuição de fruta na escola e ajudando ao consumo efetivo dos produtos.