Conferência de Ricardo Peixe, autor do livro “Emprego bom e já”.
Com base na sua experiência, primeiro como candidato, depois como recrutador, Ricardo Peixe lançou recentemente um livro para “ajudar as pessoas a distinguirem-se no mercado de trabalho”.
“Emprego bom e já” dirige-se a jovens à procura do primeiro emprego, desempregados ou a pessoas que querem mudar de carreira.
O livro foi, de resto, o ponto de partida para uma conferência com o autor que decorreu, dia 27 de junho, na Câmara Municipal de Matosinhos. Na sessão de abertura, o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, mostrou-se solidário para com as “pessoas que estão infelizmente nesta fase de transição”, assegurando, no entanto, que “tudo estamos a fazer para ajudar as pessoas a saírem rapidamente desta situação”.
Apesar dos números desoladores da taxa de desemprego- 17% de desempregados, dos quais 42% são jovens- Ricardo Peixe sublinha que, em 2012, registaram-se 200 mil novos contratos de trabalho. “Não me acredito que tivessem sido todos por cunha ou por sorte. Há trabalho e há empresas a contratar. Temos é que saber como conquistar essas vagas”, disse.
O livro de Ricardo Peixe apresenta-nos um método dividido em quatro passos: paixão, preparação, prática e persistência.
“Mais de 80% das oportunidades de trabalho não estão nos jornais, mas sim nas nossas bases de contactos. Há pessoas que não dizem a ninguém que estão à procura de emprego”, revelou.
A propósito do currículo, Ricardo Peixe deixou bem claro que “ninguém é contratado pelo currículo”. “Aliás, “o único objetivo do currículo é sermos chamados para uma entrevista”.
“As empresas recrutam competências, não licenciaturas. Devemos criar impacto na entrevista para que o recrutador me queira conhecer melhor”, recomendou. Estes foram alguns dos conselhos de Ricardo Peixe para ajudar as pessoas a encontrarem um lugar no mercado de trabalho, numa iniciativa da Loja do Empreendedor e da ADEIMA.