
Um momento de solenidade, mas também de homenagem a todos os homens e mulheres que diariamente se empenham numa “luta pela paz”. É assim o Dia Municipal do Bombeiro, uma iniciativa da Câmara Municipal inserida no Programa das Festas do Senhor de Matosinhos e que se realizou ontem, Domingo, dia 20 de Maio, pelas 10 horas, junto ao Edifício dos Paços do Concelho. Durante a cerimónia, foi atribuída a Medalha de Altruísmo a dez homens que diariamente, dão um rosto e um nome à incontornável figura do bombeiro voluntário.
A cerimónia começou com um desfile de fanfarras, corpos activos e viaturas dos Bombeiros Voluntários de Leixões, de Matosinhos-Leça, de Leça do Balio e de S. Mamede de Infesta, seguindo-se a revista às forças em parada pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto e pelo Comandante das respectivas forças.
Ao lado do Sr. Presidente da Câmara, na tribuna, estavam a Vereadora da Protecção Civil, Dra. Joana Felício, o Vereador Correia Pinto e o Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada, bem como o Comandante Rogério Seabra, em representação de Corporações, Comandantes e Comando Distrital de Operações.
O momento alto da cerimónia foi, sem dúvida, a atribuição da Medalha de Altruísmo Prateada do Município, uma distinção que pretende salientar o percurso individual de alguns homens que, diariamente, dão um rosto e um nome à incontornável figura do bombeiro voluntário, nomeadamente, pela participação em acções de salvamento e incêndios, com elevado espírito de dedicação e abnegação, pondo muitas vezes a própria vida em risco. Do mesmo modo se pretendem destacar as estruturas que organizam e orientam estes homens, na pessoa quer dos seus Comandantes, quer dos Corpos Gerentes de algumas destas Associações.
Recorda-se que, com base no Regulamento de Concessão de Distinções Honoríficas, aprovado em Reunião de Câmara de 20-09-1994 e Sessão da Assembleia Municipal de 07-11-1994, “a Medalha de Altruísmo poderá ser concedida a qualquer individuo ou entidade, que, pela sua coragem, abnegação e altruísmo se torne digno dessa distinção”.
Assim, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto e a Vereadora Joana Felício entregaram a Medalha de Altruísmo a António da Silva Maia, Chefe António Miguel Esteves, Sub-Chefe do Quadro de Honra Manuel Ferreira Caetano, Chefe Carlos Duarte dos Reis, Capitão João Augusto Carriço Sant’Ana, Adjunto do Comando Manuel Jorge Rodrigues Moleiro, Chefe do Quadro de Honra António Valentim Ferreira dos Reis, Chefe do Quadro de Honra Adélio Afonso Monteiro e Albino Fernando da Costa Pena.
António da Silva Maia, Presidente da Assembleia-Geral dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio e membro dos órgãos sociais da Instituição desde 1960. Dotado de natural instinto pacificador e gerador de consensos, é possuidor de várias condecorações atribuídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses, entre as quais se destaca o Crachá de Ouro.
Chefe António Miguel Esteves, dos Bombeiros Voluntários de Leixões, ao serviço desde 1962, foi promovido a Chefe a 22 de Maio de 1993, tendo sido distinguido ao longo da sua carreira com numerosas condecorações honoríficas, tendo recebido Louvor pela sua valorosa participação no salvamento dos náufragos do navio grego” Amethyst”, em 1 de Fevereiro de 1974, na praia do Molhe.
Subchefe Q.H. Manuel Ferreira Caetano, dos Bombeiros Voluntários de Leixões, corporação que integrou em 1958, tendo recebido numerosas condecorações, destacando-se o Louvor que recebeu, após o encalhe do navio “ Farmsum” em 1976 e o um Louvor do Chefe de Estado-Maior da Armada, pelo salvamento de dois pescadores desportivos, na praia do Castelo do Queijo em 1986.
Chefe Carlos Duarte dos Reis, dos Bombeiros Voluntários de Leixões, ingressou a corporação em 2 de Outubro de 1965 e foi promovido a Chefe em 1992, tendo sido distinguido com várias condecorações honorificas, destacando-se o Louvor pelo brilhante desempenho no salvamento dos náufragos do navio grego “ Amethyst”.
Capitão João Augusto Carriço Sant’Ana, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos e Leça da Palmeira entre 2000 e 2006, participou em inúmeros incidentes como responsável de operações de socorro, como o incêndio na zona histórica de Leça da Palmeira, incêndio no terminal da Petrogal, busca e salvamento de vítimas de acidente de avião em Angeiras e resultantes da queda da Ponte de Hintze Ribeiro em Entre os Rios, tendo sempre evidenciado um carácter de exemplar rigor e justiça.
Adjunto do Comando Manuel Jorge Rodrigues Moleiro, dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos e Leça da Palmeira, iniciou a sua carreira em 1967, granjeando o respeito e a admiração de todos quantos acompanharam o seu exemplar percurso, ao longo do qual foi distinguido com numerosas condecorações honoríficas, das quais de destaca o Crachá de Ouro, atribuído em 2005 pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
Chefe Q.H. António Valentim Ferreira dos Reis, Bombeiros Voluntários de Matosinhos e Leça da Palmeira, com 43 anos de serviço, incitados em 10 de Março de 1963, apresenta no seu curriculum diversas condecorações honorificas, das quais se destaca a Medalha de Coragem e Abnegação-Grau Ouro, pela sua participação no salvamento de três pessoas na Praia do Marreco e o Crachá de Ouro atribuído em 2004 pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
Chefe Q.H. Adélio Afonso Monteiro, Bombeiros Voluntários de Matosinhos e Leça da Palmeira, prestou bom e efectivo serviço nesta corporação durante 45 anos, com início em 14 de Fevereiro de 1961, tendo recebido o Crachá de Ouro atribuído pela Liga de Bombeiros Portugueses em 2006, e Louvor publicado em Diário da República pela sua participação no salvamento de três pessoas na Praia do Marreco.
Albino Fernando da Costa Pena, Comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de S. Mamede de Infesta, iniciou o seu serviço em 1 de Fevereiro de 1948. Grande dinamizador de eventos que, associando lazer e cultura, congregaram os Bombeiros Voluntários de S. Mamede de Infesta, tendo sempre estado atento ás dificuldades dos bombeiros mais carenciados aos quais prestou a mais pronta ajuda.