Dia 24 de outubro com a participação da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade
A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, participam amanhã, 24 de outubro, pelas 15 horas, na sessão que assinalará o Dia Municipal da Igualdade em Matosinhos. Celebrada desde 2010 por autarquias e organizações de todo o país, a data será comemorada com a apresentação da peça de teatro "Anita - uma reflexão feminina sobre a igualdade", de Leonor Rodrigues, à qual se seguirá um debate sobre a temática da igualdade de género.
Organizada em parceria com o programa UNi+ da Associação Plano i, a sessão procurará problematizar a influência da literatura nos comportamentos e nas escolhas de homens e mulheres, tendo em conta que a história da cultura tende a privilegiar uma visão masculina do mundo, eternizando preconceitos. Interpretada por Leonor Rodrigues, a performance "Anita - uma reflexão feminina sobre a igualdade" terá a duração de cerca de 40 minutos, sendo a entrada gratuita.
A Associação Plano i (APi) foi criada em novembro de 2015, procurando dar respostas concretas a um amplo conjunto de questões sociais atuais, nomeadamente as relacionadas com desigualdade, discriminação, violência, exclusão e pobreza. Tem a funcionar em Matosinhos, com o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e da Câmara Municipal de Matosinhos, o Centro Gis - centro de respostas para população LGBTI, instalado no antigo edifício da Câmara, na Rua Brito Capelo. O programa UNi+ destina-se a prevenir a violência no namoro em contexto universitário e é financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.
Pelas 14h20, Escola de Lavra, incluída na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), acolherá ainda uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e Igualdade destinada a estimular os alunos a ponderarem escolhas profissionais não influenciadas pelos estereótipos de género. Partindo da premissa segundo a qual as escolhas profissionais começam a ser feitas bem cedo, e em contexto escolar, a sessão contará com a participação de jovens de três turmas do 9º ano e com profissionais de áreas que não correspondem às escolhas tradicionais.
A Escola de Lavra, refira-se, aderiu recentemente ao projeto “Engenheiras por um dia”, um projeto-piloto do Governo que junta escolas, empresas e o Instituto Superior Técnico, pretendendo inverter a baixa frequência feminina dos cursos de engenharias e tecnologias (apenas 15% das inscritas no ensino superior).
![]()
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
