Visitas guiadas ao Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
No Dia Mundial do Teatro, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery abriu as suas portas para que o público conhecesse o funcionamento daquele equipamento cultural.
Ao longo do dia de hoje, estão a ser promovidas visitas guiadas pelos espaços habitualmente vedados ao público como as áreas técnicas, a régie, os camarins, a sala de ensaios, entre outros espaços reservados à equipa e aos artistas, mas também ao café concerto e à sala principal.
A história do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery remonta a 10 de junho de 1906, quando foi inaugurado como Cine-Teatro Constantino Nery. Foi construído por iniciativa de Emídio José Ló Ferreira, empreiteiro que fez fortuna no Brasil, tendo recebido o título de Visconde de Trevões, por obras de benemerência. O teatro foi batizado em homenagem ao amigo e sócio, António Constantino Nery (1859–1906), Governador do Estado do Amazonas no Brasil.
Décadas mais tarde, pelos anos 80 do século XX, o espaço cultural entrou em decadência, ficando praticamente em ruínas.
Consciente da importância deste espaço na memória e na herança cultural do concelho, a Câmara Municipal de Matosinhos adquiriu, em 2001, este equipamento iniciando-se, então, o processo de recuperação com a abertura de concurso público internacional para a escolha do projeto. A escolha recaiu sobre o projeto da autoria de Alexandre Alves da Costa, arquiteto e professor universitário na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
O edifício foi profundamente reformulado, após um longo período de encerramento, reabrindo como Teatro Municipal em 2008, transformando-se num espaço polivalente, capaz de acolher espetáculos de música, dança, teatro, cinema, exposições e conferências.