27 designers portugueses apresentam os seus trabalhos no Cine-teatro Constantino Nery.
A ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, promoveu hoje o evento ESAD WORLD GRAPHICS DAY. O dia 27 de Abril, data da criação da Icograda - International Council of Graphic Design Associations, é comemorado internacionalmente como o World Graphics Day/Dia Mundial do Design Gráfico.
No Cine-teatro Constantino Nery, a ESAD reuniu 27 dos mais destacados designers portugueses, numa grande celebração do design gráfico, divididos por três blocos. Foram eles: Alva, Andrew Howard, António Modesto, Aurelindo Jaime Ceia, Bolos Quentes, Carlos Guerreiro, Dorindo Carvalho, Eduardo Aires, Emanuel Barbosa, Ivone Ralha, Francisco Providência, Joana & Mariana, João Alves Marrucho, João Faria, João Vinagre, Jorge dos Reis, José Brandão, Jorge Silva, Manuel Granja, Martino & Jaña, Moda Lisboa, Nada, Pedro Falcão, Ricardo Mealha, Rui Silva, Valdemar Lamego e Vera Tavares.
Cada designer efectuou uma breve apresentação de 20 imagens x 20 segundos.
Presentes na plateia estiveram o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, o Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
O comissário do evento e investigador da ESAD, José Bártolo, destacou a “competência, a qualidade e a criatividade dos designers portugueses nas quatro gerações aqui representadas”.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal elogiou a parceria com a ESAD, “um elemento estratégico para Matosinhos”. “O que distingue uma cidade de todas as outras é a forma como a damos a conhecer. É o mesmo como comunicar um produto. Se não chamarmos a atenção, Matosinhos é apenas uma cidade entre outras”, explicou o Dr. Guilherme Pinto.
O edil acrescentou que a mesma parceria com a ESAD fará com que, até ao final do ano, entre em funcionamento a incubadora de empresas no Mercado Municipal. O novo Espaço Quadra, que nascerá na Rua Brito Capelo, aguarda apenas a confirmação do financiamento comunitário.
“Queremos que Matosinhos seja a montra do design”, concluiu o autarca.