
A Federação Internacional dos Assistentes Sociais (FIAS) decidiu realçar a importância do papel dos Assistentes Sociais no mundo inteiro e o seu contributo na luta contra a exclusão social, discriminação e pobreza, através da celebração do Dia Mundial do Assistente Social, cuja primeira comemoração realizou-se hoje, dia 27 de Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.
Com este Encontro, a FIAS ambicionou melhorar a consciência das sociedades sobre a importância do papel do Assistente Social na intervenção face à Pobreza e Exclusão Social, visando contribuir para a criação de um desenvolvimento social e económico sustentável; e potenciar a cultura profissional do Assistente Social e o seu capital de experiência e de cooperação no campo da Pobreza e Exclusão Social.
A cerimónia de abertura da 1ª Comemoração do Dia Mundial do Assistente Social foi presidida pelo Vice-presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, que destacou forte papel da Autarquia no âmbito da Acção Social. Fizeram ainda parte da Mesa a Presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS), Prof. Doutora Fernanda Rodrigues, o Presidente da Comissão Administrativa da Associação de Investigação e Debate em Serviço Social (AIDSS), Dr. Joaquim Paulo, bem como o Dr. Luis Vale do Centro Regional de Segurança Social do Porto, a Dra. Maria José Gambôa do Partido Socialista, o Dr. Miguel Santos do PSD e o Dr. João Semedo do Bloco de Esquerda. Ao longo do dia realizaram-se vários painéis nos quais várias entidades ligadas ao Serviço Social palestraram sobre o Desenvolvimento e a Erradicação da Pobreza.
A Câmara Municipal de Matosinhos integra desde 1978 profissionais de Serviço Social, contando presentemente nos seus serviços municipais com 20 Assistentes Sociais. Ao longo das três décadas, a realidade social concelhia sofreu diversas transformações que foram acompanhadas pela decisão Autárquica em intervir prioritariamente no sentido da erradicação ou atenuação dos fenómenos de pobreza e de exclusão social.
Hoje, o nosso Concelho não fica alheio às influências da Globalização, da Sociedade da Informação e da Tecnologia, e, em paralelo com as vantagens de qualidade e de conforto que nos proporciona, continuam a existir pessoas que vivem numa situação de privação não só económica mas também dos seus direitos constitucionalmente consagrados enquanto cidadãos.
No âmbito da sua intervenção, a Câmara Municipal de Matosinhos tem definido como prioridade a promoção do desenvolvimento social da população, designadamente a mais vulnerável.
Neste trabalho complexo e multidimensional, a Câmara Municipal aderiu em 2000 à Rede Social, que veio introduzir orientações para um planeamento estratégico de todo o Concelho. Em todas as fases do processo de intervenção estão envolvidos Profissionais de Serviço Social. O Assistente Social é um profissional vocacionado e comprometido com a contínua construção de um mundo diferente, onde a promoção da inserção social das pessoas pobres e/ou excluídas socialmente é uma prioridade.