Presidente da Câmara manifesta disponibilidade em apoiar projetos de solidariedade.
A Marginal de Matosinhos acolheu hoje, dia 21 de junho, as comemorações do Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica.
Trata-se de uma doença neurológica que afeta o sistema motor e que surge habitualmente por volta dos 55 anos de idade.
Mais de 70 mil pessoas em todo o mundo sofrem desta patologia que se caracteriza pelo enfraquecimento muscular, perda de equilíbrio, dificuldade de deglutição e fala, alteração da voz, entre outros aspetos. É uma doença incurável e fatal, pois a paralisia muscular desencadeia falhas respiratórias.
Existe apenas um fármaco usado no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica, que atrasa a progressão da doença.
Atualmente estão em curso muitos estudos científicos visando encontrar a cura da doença ou, pelo menos, uma terapêutica que trave a sua progressão. Contudo, até ao momento, ainda não se conseguiram resultados satisfatórios.
Organizado pela APELA- Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, o programa do dia de hoje incluiu a apresentação do livro “Fátima, Mulher de Fé” de Fátima Oliveira no Posto de Turismo de Matosinhos e a realização de uma marcha pela marginal.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, fez questão de participar nas atividades, manifestando a disponibilidade da Autarquia em acolher projetos e iniciativas do género: “A Câmara tem sido uma porta aberta para todos aqueles que têm, por força de circunstâncias, uma forma de vida diferente. Estamos a falar de algo que pode acontecer a qualquer um de nós e muitas vezes sem contar”.