Actividade física, sessões de esclarecimento e rastreios no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
A Câmara Municipal de Matosinhos, a Matosinhos Sport e a Unidade Local de saúde (ULS) de Matosinhos assinalaram o Dia Mundial da Diabetes com um conjunto de actividades de rastreio de informação para a saúde, no sentido de alertar para a doença e para a necessidade de prevenção através do diagnóstico, auto vigilância, alimentação equilibrada e actividade física.
A diabetes é uma das principais causas de morbilidade crónica e de perda da qualidade de vida. Esta doença é responsável por uma elevada frequência de consultas e de idas a serviços de urgência, bem como um significativo número de internamentos hospitalares.
Prevê-se o seu aumento nas próximas décadas, sendo actualmente um problema de Saúde Pública que se prevê vir a ser uma das principais causas de morbilidade e incapacidade no actual século.
As principais complicações desta doença se não tratada são a cegueira, amputações, a insuficiência renal e a doenças cardiovasculares. Além de consequências de ordem pessoal e familiar, esta doença crónica e debilitante representa ainda enormes encargos para o estado.
Sendo uma doença crónica, não tem cura, mas exige um tratamento que possa permitir uma maior qualidade de vida, atrasando o mais possível todas as complicações crónicas que daí resultem.
Há alguns sinais de despiste a que devemos estar atentos, que remetem para aumento de sede, urina frequente, cansaço, visão turva, prurido intenso e perda de peso.
A educação para a saúde e a auto vigilância são por isso fundamentais.
A iniciativa decorreu no dia 14 de Novembro no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Da parte da manhã, realizaram-se rastreios de glicemia, medição da tensão arterial, risco de obesidade, avaliação do risco de desenvolver Diabetes Mellitus e ainda uma chamada de atenção para a avaliação do pé diabético. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir a sessões teórico-práticas de alimentação saudável e de integrar uma caminhada organizada pela Matosinhos Sport, no âmbito do programa «Põe-te a Mexer».
Como a diabetes é uma doença crónica cujo controlo está também relacionado com os hábitos alimentares, os profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora Hora (UCCSH), convidaram chefs de cozinha, que deram conselhos e receitas saborosas.