“A Maior Caminhada do Pijama do Mundo”, hip-hop, zumba, pinturas faciais, insufláveis, música e muita animação foram algumas das atividades propostas pela Câmara de Matosinhos para assinalar o dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança.
E o dia não podia ter começado de melhor forma. Logo pela manhã, a marginal de Leça da Palmeira acolheu a “maior caminhada do pijama do mundo”, uma iniciativa solidária da Associação Mundos de Vida, que a autarquia e a empresa municipal de desporto Matosinhos Sport apoiaram através do seu programa de desporto informal "Põe-te a Mexer".
![]()
A ação, com partida e chegada na piscina das marés e que teve como traje obrigatório, o pijama, contou com a presença da Vereadora da Ação Social, Juventude e Proteção Civil, Dra. Lurdes Queiros, e envolveu mais de 3000 pessoas (cerca de 1500 crianças) que caminharam em defesa pelo acolhimento familiar das crianças.
![]()
Uma iniciativa em torno da família que se realizou em dez concelhos do país e cujas inscrições, em Matosinhos, tiveram o valor simbólico de um euro, que reverteram para a Mundos de Vida. De acordo com fonte da associação o lema da caminhada pretendeu causar um forte impacto e sensibilizar o país para a necessidade de se encontrarem mais famílias de acolhimento para as 8500 crianças institucionalizadas.
![]()
Da parte da tarde, a partir das 15h00, a Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, ofereceu atividades gratuitas como aulas de hip-hop, zumba, pinturas faciais, insufláveis, música e muita animação com os heróis dos mais pequenos como o Panda do Kung Fu e o Shrek.
Uma ação que resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos, a Unidade Local da Saúde, a Matosinhos Sport, a Associação no Meio do Nada e a Associação Mundo a Sorrir.
![]()
Foi também na Quinta da Conceição que decorreu um desfile solidário, da responsabilidade da Associação No Meio do Nada, que culminou com um leilão da roupa apresentada. Esta associação tem como objetivo a angariação de fundos que irão reverter para as obras de construção de uma unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para crianças dos zero aos dezoito anos. Este é um projeto pioneiro em Portugal, o primeiro da Península Ibérica e o quarto a nível europeu que irá englobar todas as crianças com patologia crónica.
Com o apoio da Associação Mundo a Sorrir, houve ainda jogos didáticos que pretenderam sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável e para a importância de uma boa saúde oral, que se aliaram à realização de rastreios de saúde oral.
Também as crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital Pedro Hispano tiveram um dia diferente com muitas histórias na «Hora do Conto» e um convite (com entrada gratuita) para o parque de diversões Camelot, numa oferta da Liga dos Amigos do Hospital de Matosinhos (Pedro Hispano).
