Câmara de Matosinhos distribuiu 7800 livros por escolas do concelho.
A Câmara Municipal de Matosinhos assinalou o Dia Mundial da Criança associando-se às actividades programadas pelas organizações educativas, com a oferta a cada criança/aluno de um livro que ficará depositado na Biblioteca do Jardim-de-infância e/ou da Escola do 1.º ciclo que frequenta.
Este momento ficará registado no autocolante colocado no livro, ligando a Autarquia e cada criança/aluno à data e ao seu/sua Jardim-de-infância/Escola do 1.º ciclo.
Para formalizar esta medida o Vereador da Educação Prof. Correia Pinto visitou durante o dia de hoje uma escola do 1.º ciclo de cada freguesia do concelho, tendo conversado com as crianças e com os educadores e professores, explicando o sentido do dia que hoje se assinala e da oferta feita pela autarquia.
Conforme salientou o referido responsável, a medida permitiu reforçar com mais 7800 livros os meios materiais pedagógicos disponíveis nas escolas, contribuindo para que o trabalho curricular e/ou de enriquecimento curricular se faça de forma cada vez mais qualificada e integrando esta iniciativa no PNL – Plano Nacional de Leitura.
Também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal, através do Vereador da Cultura Fernando Rocha, lançou mais um número do Livro do Leitor denominado “Dois Amigos na Biblioteca” e o CDROM “Livro do Leitor”, desenvolvidos no âmbito do Projecto Bibliotecas Mágicas de Matosinhos, aprovado pelo Programa de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas da Fundação Calouste Gulbenkian.
Desde 2003, este projecto tem desenvolvido várias actividades, ligadas à promoção do livro, da leitura, língua e literatura portuguesa, tendo sido editados até esta data, algumas publicações em que intervieram diferentes instituições e personalidades de Matosinhos.
O CDROM “Livro do Leitor” reúne os dois livros do leitor anteriores “A Bruxinha Lili Cósmica” e “Memórias de Matosinhos” tornando aquelas publicações acessíveis aos que não sabem ou não podem ler, integrando as histórias áudio gravadas por crianças, e algumas curiosidades, desejando homenagear todos aqueles que colaboraram no projecto Bibliotecas Mágicas de Matosinhos, que promete continuar.