Das plantações em escolas ao espetáculo ”A Árvore e a Música” que decorre no dia 26 de março, pelas 16 horas, no Parque do Carriçal, não perca a programação de Matosinhos que assinala esta data
A Câmara Municipal de Matosinhos assinalou hoje, dia 21 de março, a chegada da Primavera e o Dia Mundial da Árvore na Escola Básica do Estádio do Mar, onde foram plantados três exemplares de espécies autóctones com a ajuda dos alunos.
Estas plantas tinham sido semeadas e monitorizadas por alunos de algumas escolas secundárias do Município no âmbito do projeto “Biocapacidade na Cidade”, numa dinâmica onde a importância das espécies autóctones e da sua influência nos ecossistemas tem particular destaque.
Para assinalar esta efeméride, que se se iniciou a 10 de abril de 1872 no estado norte-americano do Nebraska, tendo chegado a Portugal em março de 1913, a Autarquia preparou um programa diversificado centrado na importância da árvore e da floresta.
Hoje, pelas 15 horas, decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma palestra dedicada à “Árvore no espaço urbano”, tendo como orador convidado Paulo Farinha Marques, professor associado de Arquitetura Paisagista na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Diretor do Jardim Botânico do Porto.
Esta palestra é a primeira de três e faz parte do Ciclo de Palestras sobre a Árvore, uma iniciativa da autarquia que visa partilhar o conhecimento e promover a consciencialização sobre a árvore.
No Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos (CMIA), decorrem hoje duas sessões da oficina "Floresta - Fonte de vida", destinadas a alunos do 1.º ciclo, sendo de participação gratuita mas de inscrição obrigatória para cmia@cm-matosinhos.pt
Da programação preparada pela autarquia, destaque ainda para ”A Árvore e a Música” um espetáculo gratuito e ao ar livre que envolve música e expressão corporal, oferecendo ao público e às famílias momentos repletos de alegria, em que todos serão convidados a dançar e festejar a Vida pela Árvore
O espetáculo acontecerá dia 26 de março, às 16 horas, no Parque do Carriçal (Senhora da Hora) e contará com a participação da “Novaterra” - Associação Cultural Arte e Ambiente. Esta associação encontra a sua inspiração na natureza e na educação pela arte, construindo pontes entre mundos distantes que, uma vez em contacto, se fortalecem mutuamente.