No Dia Mundial da Árvore, o Presidente da Câmara apresentou o Plano de Urbanização – áreas verdes e equipamentos – previsto para a zona da antiga Fábrica de Curtumes do Seixo, bem como as suas valorizações ambientais.
O dia começou com o sol algo envergonhado, a espreitar aqui e ali, mas sem dar o verdadeiro ar da sua graça.
Mas motivos não faltaram para se fazer deste um dia de festa. Desde logo, a celebração do Dia Mundial da Árvore. Uma efeméride incontornável a que o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, não se poderia deixar de associar.
As Associações de Matosinhos foram, igualmente, incitadas à participação.
E como não há desafio a que as colectividades não correspondam, pelas 11h30 do dia 21 de Março, nos terrenos que resultaram da demolição da Fábrica de Curtumes do Seixo, próximo do Bairro Habitacional do Seixo e do Padrão da Légua, as Associações do concelho plantaram 100 árvores. Um gesto simbólico que teve como objectivo chamar a atenção e reforçar a consciencialização de todos em torno das questões ambientais.
O Presidente da Câmara apresentou, também, o Plano de Urbanização – áreas verdes e equipamentos – previsto para aquela zona, bem como as suas valorizações ambientais.
A iniciativa contou, também, com a presença de outros membros do executivo municipal, nomeadamente, do Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, da Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício e da Vereadora da Acção Social e Saúde, Dra. Luísa Salgueiro, e ainda, dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Leça do Balio, Francisco Araújo, Lavra, Rodolfo Mesquita, S. Mamede de Infesta, António Mendes e Custóias, José Tunes.
Foi mais um dia importante que contou com o envolvimento de centenas de cidadãos e que ficará, com toda a certeza, guardado na memória de todos como uma agradável recordação. No fundo, mais uma oportunidade para o despertar de uma consciência ecológica em todos nós, fundamental para a consolidação de um mundo melhor.