Vencedor da 8ª edição do Prémio Fernando Távora conhecido no dia 1 de Abril de 2013.
"Os Arquitetos Mudam a Cidade" foi o tema escolhido pela União Internacional de Arquitetos para celebrar o Dia Mundial da Arquitetura 2012, uma escolha que se prende com o movimento iniciado pela Organização das Nações Unidas com a campanha urbana mundial denominada "Melhor cidade, mais qualidade de vida".
Em Portugal, as celebrações do Dia Mundial da Arquitetura arrancaram em Matosinhos, com o lançamento da 8ª edição do Prémio Fernando Távora, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Prémio Fernando Távora destina-se a perpetuar a memória do arquiteto, valorizando a importante contribuição da viagem e do contacto direto com outras realidades, na formação da cultura do arquiteto.
Organizado pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, desde 2005, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação Casa da Arquitetura, o Prémio Fernando Távora distingue, com uma bolsa de viagem no valor de 6 mil euros, a melhor proposta de viagem de investigação, a selecionar por um júri nomeado todos os anos para o efeito. O vencedor será anunciado no dia 1 de Abril de 2013.
O vencedor da 7ª edição, Paulo Moreira, proferiu, ontem, dia 1 de Outubro, uma conferência intitulada “Luanda por Terra, Água e Ar: Uma viagem de investigação a partir do Exploratório Urbano de Chicala”. Durante o trabalho de campo em Luanda, o arquiteto colaborou com estudantes de quatro Universidades e habitantes da Chicala, diagnosticando a relação entre as topografias domésticas e o carácter coletivo do bairro, motivo pelo qual foi distinguido pelo júri para quem este trabalho recupera “a importância da função social do arquiteto, num ambiente urbano pós-colonial, tendo a cidade de Luanda como destino de viagem e reflexão”.