Feira das Sopas no Mercado de Matosinhos e lançamento de Merendas Escolares Saudáveis no Agrupamento de Escolas de Perafita.
Sopa de legumes, sopa de pencas e feijão branco, papas de sarrabulho, sopa de nabos, sopa de espinafres, caldo verde, canja de galinha, sopa de peixe, sopa de feijão-verde e creme de cenoura foram as sopas que cerca de 250 alunos e professores de escolas do Concelho tiveram a oportunidade de experimentar hoje no Mercado Municipal de Matosinhos.
A degustação de sopas tradicionais foi apenas umas das muitas iniciativas integradas na décima edição da Feira das Sopas, que assinalou o Dia Mundial da Alimentação, com o lema “uma tigela de sopa pela sua saúde.
![]()
Destinada ao público estudantil, a Feira das Sopas pretendeu sensibilizar os jovens para a importância da adoção de uma alimentação saudável, promovendo o consumo da sopa, uma vez que esta tem sido retirada, erradamente, das refeições diárias das famílias, apesar de ser um produto económico e de fácil acesso. “A Feira das Sopas começou por realizar-se na Casa da Juventude de S. Mamede de Infesta, mas fazia todo o sentido fazer-se no Mercado de Matosinhos, pois aqui encontramos os produtos frescos e saudáveis para a sua confeção”, explicou a Vereadora da Juventude, Dr.ª Lurdes Queirós.
A Feira das sopas incluiu aulas de dança, workshops, rastreios, degustação de sopas tradicionais e o concurso da melhor sopa de peixe. O júri, constituído pela Vereadora da Juventude, pelo formador José Carlos Sengo, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, e por Mário Rodrigues, vencedor do programa “Chef’s Academy” em 2013. A sopa de peixe eleita foi a confecionada pelos alunos da Escola EB 2,3 Óscar Lopes.
A comemoração do Dia Mundial da Alimentação no Mercado Municipal de Matosinhos contou com a participação da DECO Jovem, Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Escola Secundária da Boa Nova, EB 2, 3 Óscar Lopes, EB 2,3 Maria Manuela de Sá, EB 2,3 de Perafita e Escola Profissional Alternância.
![]()
Ainda no Dia Mundial da Alimentação, a Câmara Municipal de Matosinhos lançou um novo projeto-piloto junto da comunidade escolar. A iniciativa “Merendas Escolares Saudáveis”, levada a cabo em parceria com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, pretende estimular os encarregados de educação a prepararem lancheiras mais equilibradas.
O projeto abrange, para já, as cerca de 600 crianças que frequentam a pré-escola e o 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Perafita e surge na sequência da iniciativa “Perafita É Saúde”, através da qual se procura incentivar a prática de desporto na luta contra a obesidade infantil.
Os alunos recebem um panfleto informativo destinado a incentivar os encarregados de educação a retirarem das merendas dos seus educandos um conjunto de alimentos “não permitidos” como chocolates, snacks, batatas fritas, refrigerantes, bolachas recheadas, bolos e pastéis, etc.
Os docentes farão, depois, o controlo diário das merendas escolares, assinalando a vermelho as lancheiras que incluam os alimentos desaconselhados. No final do ano letivo, a turma que apresentar menor número de sinais vermelhos e, consequentemente, menos alimentos pouco saudáveis nas suas merendas, será premiada. Pretende-se, desta forma, que sejam as crianças a persuadir os pais a excluírem os alimentos com baixo valor nutricional das suas merendas escolares.
A comemoração do Dia Mundial da Alimentação no Mercado Municipal de Matosinhos contou com a participação da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, DECO Jovem, Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Escola Secundária da Boa Nova, EB 2, 3 Óscar Lopes, EB 2,3 Maria Manuela de Sá, EB 2,3 de Perafita e Escola Profissional Alternância.
![]()
