“Até a guerra tem limites” foi o tema de uma palestra que a Delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa organizou, no dia 25 de Novembro, para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
A conferência, proferida pelo Dr. Felice Dindo, ex-delegado do Comité Internacional da Cruz Vermelha, incidiu sobre o Direito Internacional Humanitário, os códigos de conduta durante os conflitos, e as dificuldades que os grupos mais vulneráveis - as mulheres e as crianças - suportam em situações extremas. Foi exibido um documentário que mostrou as experiências vividas por três mulheres de países como a Libéria, a Colômbia e o Sudão.
O objectivo foi sensibilizar o público em geral para o que é o Direito Internacional Humanitário, uma das mais poderosas ferramentas que a comunidade internacional tem ao seu dispor para assegurar a segurança e dignidade das pessoas em tempo de guerra. O Direito Internacional Humanitário procura, igualmente, preservar um mínimo de dignidade através do princípio de que, mesmo durante as guerras, existem limites. Segundo o Dr. Felinde Dindo, “hoje em dia, são mais os civis mortos do que há 150 anos, quando a Cruz Vermelha nasceu em situação de conflito”.
A palestra decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, do Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, e da Presidente da Delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa, Dr.ª Joana Salinas.
O Presidente da Autarquia recordou que, apesar da evolução, “continuamos a pactuar com regimes onde persiste o trabalho escravo e as mulheres continuam sem direitos”. “São contradições das civilizações. Mas o mais importante é que o mundo ficou muito melhor depois da criação da Cruz Vermelha”, defendeu o Dr. Guilherme Pinto.
Esta iniciativa da Delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa faz parte do projecto “Rotas para a Igualdade e Cidadania contra a Violência”, financiado pela Comissão para a Igualdade, no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano.
Além da palestra, está patente no átrio da Câmara Municipal de Matosinhos a exposição “Até a Guerra tem limites”, constituída por vários painéis fotográficos, que inicialmente foi apresentada no V Fórum Social Mundial (Porto Alegre, Brasil, em 2005), com o apoio da Comissão Europeia, do Comité Internacional da Cruz Vermelha e Cruz Vermelha Portuguesa.