
A Câmara Municipal de Matosinhos celebrou, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntário, no dia 4 de Dezembro, um conjunto de protocolos com mais 17 instituições que, assim, se juntam ao projecto VEM- Voluntariado em Matosinhos.
Associação Mundo Alargado- ATL Escola da Amieira, associação de Pais da Senhora da Hora- ATL Escola 4 Caminhos, AFUA- Associação de familiares e Utentes do Hospital Magalhães lemos, APPACDM- Associação de Apoio a Pessoas com Deficiência mental, Associação de Surdos de Apoio a Surdos de Matosinhos, Agrupamento de Escolas de Perafita, Associação de Doentes com Lúpus, Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer, Agrupamento de Escolas de Matosinhos-Sul, Centro Infantil de S. Mamede, CIVAS- Centro de Infância, Velhice e Acção Social da Senhora da Hora, Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, Centro de Convívio de Dia da Terceira Idade de Santa Cruz do Bispo, Casa Museu Abel Salazar e Junta de Freguesia de Custóias são as instituições que se juntam às 58 que fazem actualmente parte do projecto.
Criado em 2006, o VEM é um Banco Local de Voluntariado, inscrito no Conselho Nacional de Promoção do Voluntariado, cujo objectivo principal é o fomento de práticas de cidadania e solidariedade. Esta acção desenvolve-se com a participação e empenho dos voluntários inscritos na bolsa local de voluntariado, dos parceiros institucionais e do empenho dos técnicos do VEM, num acompanhamento permanente ao processo, com o intento de uma avaliação do desempenho e da integração/adaptação, dos voluntários, ao perfil em que são emparelhados.
O VEM conta, desde 2006 com um registo superior a 800 voluntários, estando activos, no momento, 146 voluntários.
As áreas de actuação vão desde o apoio à jardinagem, acompanhamento ao estudo, primeiros socorros, apoio psicológico, apoio administrativo, promoção de trabalhos manuais, organização e tratamento de materiais/bens, dinamização de aulas de teatro, apoio à manutenção, desenvolvimento de acções de expressão corporal e musical, entre muitas outras.
“Este projecto sem as pessoas não era possível. Não é fácil na sociedade do corre-corre em que vivemos dedicar parte do nosso tempo aos outros. Este projecto não envolve bens materiais, mas envolve o potencial humano, que é o mais caro e o mais nobre que se pode encontrar”, explicou o Vereador do Pelouro do Voluntariado, Fernando Rocha.
No final da assinatura de protocolos, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos sublinhou que os compromissos agora celebrados “transpõem para as instituições de um projecto que tem tido muito sucesso” e elogiou a “entrega”, “a dedicação” e o “profissionalismo” dos voluntários para quem “o seu dia-a-dia é a causa dos outros”. “Não estamos a falar de dinheiro. Estamos a falar do tempo que cada um dedica aos outros. O nosso próximo passo é o voluntariado de intervenção social”, anunciou o Dr. Guilherme Pinto.
Em meados de 2011 será criado em Matosinhos um Gabinete de Mediação de Conflitos entre Vizinhos, iniciativa pioneira em Portugal. “A mediação entre vizinhos já existe noutros países, como tive a oportunidade de conhecer enquanto presidente do Fórum Europeu para a Segurança Urbana”, referiu o autarca, salientando que se trata de “uma ferramenta eficaz para regular e evitar conflitos em bairros e quarteirões”.
A Autarquia optou pelo regime voluntário e não profissional, pelo que a capacidade de resposta do Gabinete de Mediação de Conflitos entre Vizinhos vai depender do número de pessoas que se ofereçam para prestar este serviço.
As comemorações do Dia Internacional do Voluntário, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contaram ainda com a actuação da Tuna do CATI e com a realização de workshops com voluntários e gestores.

