
Campanha no Metro do Porto, workshop e distinção de voluntários
Comemora-se amanhã, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado.
Num ano particularmente difícil em que o voluntariado se assumiu, mais do que nunca, como uma resposta fundamental para a vida de muitos, a Câmara Municipal de Matosinhos, apesar das restrições impostas pela pandemia, não podia deixar passar a data em branco. Não sendo possível reunir todos os parceiros da bolsa local, em encontros de partilha de experiência e convívio como habitual, estão a ser desenvolvidas várias ações para assinalar a importância desta celebração.
Assim, com o objetivo de reforçar junto da população em geral, e dos voluntários em particular, o profundo reconhecimento pelo seu envolvimento, empenho e sentido de solidariedade social, está a decorrer desde o dia 1 de dezembro uma campanha promocional do VEM – Voluntariado em Matosinhos.
Matosinhos encontrou, no Metro do Porto, uma forma de dar visibilidade e agradecer a todos pela intervenção realizada em termos de Voluntariado e reforçar o valor do voluntário nas sociedades atuais.
Até ao dia 31 de dezembro, circularão 3 carruagens do Metro, na linha 1 – Senhor de Matosinhos com a imagem do Voluntariado em Matosinhos, a divulgação das áreas de intervenção e frases marcantes que destacam a essência do voluntário – “Pequenos gestos, grandes feitos”.
Para além desta ação, decorre hoje à tarde um workshop direcionado aos gestores das instituições parceiras do VEM- Banco Local com o tema “Voluntariado em tempos de pandemia – que desafios?”, pretendendo-se promover a reflexão e encontrar e consolidar estratégias para que o voluntariado não deixe de funcionar neste contexto de pandemia, e lançar perfis alternativos que permitam não frustrar as centenas de voluntários que integram e continuam a inscrever-se na bolsa local de Voluntariado.
Ainda no âmbito da celebração do Dia Internacional do Voluntariado, serão distinguidos 6 voluntários que este ano se destacaram pelo apoio prestado na vertente de proximidade, um voluntariado feito diretamente com idosos e/ou dependentes em isolamento, um apoio que nunca parou, nem mesmo em tempos de confinamento e pandemia. Os restantes voluntários que estiveram ativos, no último ano, serão também reconhecidos com uma lembrança personalizada.
Recorde-se que Matosinhos completa este ano 14 anos de existência do Banco Local de Voluntariado – VEM-Voluntariado em Matosinhos, e orgulha-se do sucesso do trabalho em rede com as instituições locais e com os voluntários que se associam.
O VEM tem 240 pessoas ativas e um número elevado de voluntários a aguardar a sua ocupação de perfil. Tem 43 parceiros institucionais a acolher voluntários, em lares e centros de dia, escolas, estabelecimentos prisionais, casas da juventude, instituições ligadas à deficiência, à infância e aos animais.
As vertentes de intervenção são: a continuidade, que decorrem nestas instituições já referidas; o voluntariado de proximidade- com idosos e/ou dependentes; voluntariado pontual, mais direcionado a campanhas de angariação de bens e ou alimentos; o voluntariado empresarial- promovido pelas entidades locais; e o voluntariado autárquico. Esta última vertente, e a mais recente, inovadora em Portugal, permite que os colaboradores da autarquia desenvolvam ações de voluntariado, no concelho, no seu horário de trabalho. Desta forma contribuem para melhorar as condições da comunidade local, no âmbito do ambiente, reflorestação, melhoramento de espaços comunitários, entre outros.
