05.12.11
Presidente da Câmara assina protocolos com mais seis instituições e lança projecto InterVEM.
Seis empresas do Concelho aceitaram o desafio lançado pela Câmara Municipal no Ano Europeu do Voluntariado e associaram-se ao projecto InterVEM, apresentado hoje, dia 5 de Dezembro, na Casa da Juventude de Matosinhos.
O objectivo do “InterVEM” é fomentar a participação activa do tecido empresarial do Concelho, na prática do voluntariado, enquanto eixo de desenvolvimento das sociedades modernas.
O objectivo do “InterVEM” é fomentar a participação activa do tecido empresarial do Concelho, na prática do voluntariado, enquanto eixo de desenvolvimento das sociedades modernas.
BCM Bricolage S.A. (Leroy Merlin), ITAU - Instituto Técnico de Alimentação Humana, SA, JPLoureiro Arquitecto, Lda., Li & Fung Portugal, NORASIL - Sociedade de Construção Civil, S.A., UNICER BEBIDAS, S.A. são as empresas que irão disponibilizar diversos recursos e bens que, posteriormente, serão colocados ao serviço das instituições parceiras do Banco Local do Voluntariado. Formação nas áreas da saúde, protecção ambiental e apoio administrativo, visitas de esclarecimento no âmbito da gestão e nutrição, assessoria na área da arquitectura, fornecimento de equipamentos e materiais nas áreas de bricolage, construção, jardinagem, têxteis, são alguns desses recursos.
Com os protocolos hoje assinados, a Autarquia espera que este projecto tenha um efeito multiplicador junto de outras empresas.
“A participação nas empresas representa o aprofundamento de um dos projectos que eu mais acarinho. Este é o caminho. Temos na comunidade recursos que não são aproveitados. Há necessidades que desconhecemos. O que estamos aqui a fazer é casar a disponibilidade das empresas que, sem terem que dar dinheiro, contribuem com produtos e serviços para ajudar as instituições”, explicou o Dr. Guilherme Pinto.
O InterVEM é o mais recente projecto do programa VEM- Voluntariado em Matosinhos, lançado há cinco anos e que conta actualmente com mais de mil voluntários que colaboram com diversas instituições do Concelho.
“O VEM pretende mobilizar os cidadãos para uma coisa que se chama comunidade. Temos cidadãos muito pouco participativos. São poucos os que se disponibilizam para ajudar os seus concidadãos. O que verificamos é que há muitas pessoas que precisam disto, porque deixam o mercado activo do trabalho e não sabem o que fazer com essa disponibilidade de tempo e intelectual”, afirmou o autarca.
No Dia Internacional do Voluntariado, mais seis instituições juntaram-se ao Banco Local de Voluntariado e firmaram o acordo com o Presidente da Autarquia. São elas: Associação de Apoio a Pessoas com Cancro, Agrupamento de Escolas de Guifões, ATI- Centro de Dia de Leça da Palmeira, Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, AMAS- Associação Mamedense de Apoio Social e Conferência S. Salvador de Matosinhos.
A assinatura de protocolos contou com a presença do Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, do Vereador da Cultura, Juventude e Voluntariado, Fernando Rocha, do Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, e da administradora da Matosinhos Habit, Eng. Olga Maia.
No final foi inaugurada a Árvore de Natal do Voluntariado, localizada em frente à Casa da Juventude de Matosinhos.
Conteúdo atualizado em6 de dezembro de 2011às 10:52

