Comemorações decorrem ao longo do dia em Matosinhos.
“Enfermeiros, uma força para a Mudança- Promover a Saúde e o Bem-Estar” foi o tema escolhido para este ano pelo Conselho Internacional de Enfermagem. As comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro em Matosinhos foram organizadas pela Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos em parceria com a Câmara Municipal.
Da parte da manhã, na Sessão de Abertura no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, em representação do Presidente da Autarquia, referiu que “estamos muito longe do enfermeiro que fazia o curativo ou dava a injeção”. “Os enfermeiros não são apenas profissionais de saúde, são profissionais de intervenção social. Muitas vezes, o trabalho do enfermeiro não é valorizado, mas acreditem que faz a diferença na vida da comunidade”, disse Lurdes Queirós.
Presente esteve ainda Ponciano Oliveira, em representação da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), e Vítor Herdeiro, presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos.
Seguiu-se um debate moderado por Margarida Filipe, Enfermeira Diretora da ULSM, sobre o futuro da saúde no Salão Nobre dos Paços de Concelho com a participação de representantes dos partidos políticos com assento parlamentar com vista a refletir sobre a importância do papel do enfermeiro na tomada de decisão, na estratégia de mudança das políticas de saúde. Foram eles: Luísa Salgueiro (PS), Conceição Ruão (PSD), Sollari Allegre (CDS/PP), Diana Ferreira (PCP) e Alda Sousa (BE).
Ao longo do dia decorre um conjunto de atividades no Parque Basílio Teles e no Pavilhão Municipal de Guifões.
Rastreios à diabetes, avaliação de risco cardiovascular, ações de promoção da saúde no âmbito da amamentação, parentalidade, cuidados com a pele e envelhecimento saudável, testes de dependência de nicotina e de simulação de embriaguez, ginástica sénior, treino em suporte básico de vida, atuações musicais, torneios desportivos, são algumas das atividades previstas.