Câmara Municipal assinalou data com atividades na Piscina Municipal de Custóias e na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Cerca de 50 pessoas participaram ontem, dia 3 de Dezembro, em diversas atividades dedicadas ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que a Câmara Municipal , através da Matosinhos Sport, promoveu na Piscina Municipal de Custóias.
A Autarquia não descura esta data – até porque a Matosinhos Sport dispõe de modalidades destinadas a esta população – e demonstra que a prática desportiva é um dos veículos de integração. De uma forma específica, é objetivo promover serviços da Matosinhosport que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência através da prática de atividade física no meio aquático, correspondendo às suas necessidades, interesses e potenciais de aprendizagem. Estas, quando praticadas em família, contribuem significativamente para a construção de uma relação pedagógica, harmoniosa e baseada na confiança com o utente, favorecendo a integração familiar e gestão comportamental.
Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, também a Biblioteca Municipal fez questão de assinalar a data. O CLE- Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal Florbela Espanca comemorou o dia com mais uma das suas atividades de sensibilização e educação para a deficiência: o Atelier Ver, Não Ver e Aprender. Perto de 60 crianças do 2º ano de escolaridade assistiram à Hora do Conto – O Elefante Zacarias – realizado por uma pessoa com deficiência e participaram no Atelier Ver, Não Ver e Aprender com vários jogos sensoriais.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior inclusão dos deficientes em todos os aspectos da vida diária. Pretende mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar dos mesmos. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.