
Câmara de Matosinhos assinala o dia com a apresentação da plataforma dos roteiros educativos pedonais
A Câmara de Matosinhos assinala hoje o Dia Internacional da Cidade Educadora, celebrado a 30 de novembro.
No exterior do edifício dos Paços do Concelho, foi hasteada a bandeira das Cidades Educadoras perante a presença de membros do executivo municipal e da comunidade educativa do concelho.
Após este acto simbólico, a cerimónia prosseguiu no Salão Nobre da Câmara Municipal com a exibição de uma mensagem dirigida à comunidade educativa do vereador da Educação da Câmara Municipal, António Correia Pinto, a que se seguiu a apresentação de uma exposição virtual desenvolvida no âmbito do lema lançado no ano de 2022 pela Associação Internacional das Cidades Educadoras “Matosinhos Cidade de Paz e Oportunidades” e para a qual contribuíram as escolas do concelho.
Foi, também, apresentado o lema para este ano que agora começa e que será “A cultura, fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora”. Em Matosinhos, e após uma reflexão cuidada, foi decidido associar a este o tema da sustentabilidade, onde se inserem, entre outras, as questões da transição climática ou os novos modos de mobilidade mais suave, nomeadamente pedonal, assuntos em relação aos quais a Câmara de Matosinhos quer estimular e promover a reflexão e discussão no seio da comunidade educativa.
A cerimónia prosseguiu com a apresentação da Plataforma dos Roteiros Educativos Pedonais, que terá como base a sustentabilidade, a cultura e a aprendizagem. A plataforma pode ser visitada em https://experience.arcgis.com/experience/1b1189777ccb4f968828a6530fa4c67c
Matosinhos, enquanto Cidade Educadora, reconhece a importância de divulgar as suas tradições, cultura e património junto de todos os que nele vivem, trabalham e estudam. Nesta plataforma cada um poderá localizar todas as ofertas existentes num raio de 1 Km e planear uma visita ou atividade a um ou vários locais da cidade.
Pretende-se assim mobilizar todos os agentes socioeducativos do Município, de forma a que unam esforços para uma transição verde e sustentável, através da mobilidade suave (pedonal) e, paralelamente se promova a aprendizagem na cidade educadora.
Coube ao vice-presidente da Câmara de Matosinhos encerrar a sessão com algumas palavras dirigidas aos presentes. “A cidade deve ser vista como um organismo vivo que precisa de ser cuidado, acarinhado, e alvo de investimento. …. Criamos os instrumentos, mas precisamos que alguém os alimente. Queremos cocriar com a comunidade. Esta proposta de roteiros hoje lançada vai nesse sentido. Espero que respondam positivamente a este desafio que vos lançamos”, concluiu Carlos Mouta.
Os representantes das instituições do concelho ao nível da educação, desde a educação pré-escolar até ao ensino superior (público e privado), ação social (infância e 3ª idade), juventude, desporto, associativismo e saúde seguiram, depois, para visitas que careceram de inscrição prévia, no âmbito do desafio à comunidade dos Roteiros Educativos Pedonais e que incluem a Casa em Movimento, a Casa Do Design de Matosinhos, e o MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos.
Refira-se que a celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora em Matosinhos acontece desde 2016, ano em que Matosinhos integrou a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), assumindo o compromisso de cumprir e respeitar os princípios plasmados na Carta das Cidades Educadoras.














