Matosinhos promove hoje a reflexão em torno da educação
Matosinhos assinala hoje, 30 de novembro, o Dia Internacional da Cidade Educadora, juntando-se a um conjunto de cidades de todo o mundo que assumem a Educação como vetor fundamental das suas políticas municipais.
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, abriu, logo pela manhã, a cerimónia de celebração deste dia, dirigindo-se à Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, ao Vereador da Educação, António Correia Pinto, aos representantes de agrupamentos escolares, alunos das escolas do 1º ciclo de Matosinhos, entre outros, congratulando-se por Matosinhos ter sido dos primeiros concelhos a aderir a esta rede que visa a reflexão em torno deste tema tão vasto e desafiante que é a educação.
Luísa Salgueiro fez questão de relembrar que a educação tem sido, desde sempre, uma aposta da autarquia, que começou pela renovação do parque escolar, entretanto praticamente concluída. Ultrapassado este parâmetro fundamental, chegou agora a altura da autarquia focar exclusivamente a sua aposta na requalificação dos alunos e dos conteúdos ensinados diariamente nas escolas.
Neste âmbito, a presidente da autarquia apresentou os roteiros pedagógicos, um projeto destinado a consolidar a relação do tecido escolar com as instituições do concelho.
Assim, todas as escolas irão ter como base de todas as suas aprendizagens dois grandes ramos duma só árvore. No primeiro, serão desenvolvidos todos os conteúdos que são ensinados a nível nacional, já no segundo, serão desenvolvidos conteúdos que terão por base uma relação especial com o território de Matosinhos, tendo como objetivo a criação de conhecimentos e raízes dos alunos em relação ao território onde vivem.
Os roteiros pedagógicos serão aplicados às crianças das escolas do 1º ciclo do ensino básico. No 1º ano, será trabalhado o tema do ambiente, no 2º ano, a arte e a arquitetura, no 3º ano, a história e o património, e no 4º ano, a ciência e a tecnologia.
De acordo com estes roteiros e com os temas avançados, os alunos terão, entre outros, contacto com algumas instituições ou espaços do concelho como, o Parque das Dunas ou o Parque de S. Brás, a Casa da Arquitectura ou o Museu da Quinta de Santiago, o Mosteiro de Leça do Balio ou o Castro de Guifões, o CEiiA ou a Casa em Movimento.
“Este percurso que começamos agora a fazer vai marcar decisivamente os conhecimentos dos nossos jovens. Queremos alunos de excelência e matosinhenses por inteiro” foi assim que Luísa Salgueiro terminou a sua intervenção nesta cerimónia de celebração das cidades educadoras.
Seguiu-se a apresentação de um vídeo sobre o concelho de Matosinhos que contou com a performance do grupo de dança do desporto escolar do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, que nos levou pelos vários locais que serão visitados no âmbito dos Roteiros Pedagógicos, com coreografia de Mónica Guimarães, ao som da música Sargaço, da Orquestra Jazz de Matosinhos.
A manhã ficou ainda marcada pela construção de uma árvore da cidade educadora, um momento participado pelos mais novos e também por utentes das instituições sociais de apoio à terceira idade, que pretendeu assinalar simbolicamente os objetivos da rede de Cidades Educadoras, sendo as direções das escolas convidadas a erguer o tronco da árvore, representando o compromisso com este ideal de cidade, e a colocar nela os frutos e os desejos que se pretendem colher no futuro.
Foi ainda cantado o hino das cidades educadoras, sob a orientação do Prof. Paulo Oliveira, pela turma do 4.º A do Agrupamento de Escolas de Matosinhos, a Setentuna do CATI e a Tuna Vareira da APAM.
Depois, no exterior dos paços do concelho, o Vereador da Educação, António Correia Pinto, e a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, hastearam a bandeira da rede internacional.
Pelas 21 horas, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, acontecerá a apresentação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Matosinhos. A sessão contará também com um debate sobre o pacto local para a educação, que contará com a participação de Helena Fonseca, da Estrutura de Missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolas, de Rui Serôdio, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e do historiador Joel Cleto.
Mais informações e programação detalhada em: http://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=4774
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
