Mais de meio milhão de portugueses não sabe ler nem escrever. Os dados, revelados pelos Censos de 2011, mostram que a taxa de analfabetismo em Portugal caiu de 9% para 5,2% no espaço de uma década. Apesar desta queda, este valor continua a ser o mais alto da Europa.
Em Matosinhos, a percentagem de população residente entre os 15 e os 19 anos de idade sem nenhum nível de escolaridade ainda é de 11,7%. Acima dos 20 anos esta percentagem sob para os 14,% (Censos 2011).
“A aprendizagem ao longo da vida é um vetor de mudança e desenvolvimento em que o concelho de Matosinhos sempre investiu e tem necessidade de continuar a investir”, afirma o Vereador da Educação da Autarquia.
O Prof. António Correia Pinto falava no seminário "Alfabetização em Portugal: mitos e realidades no século XXI", que decorreu hoje, na Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos.
O Vereador da Educação citou alguns projetos em parceria com escolas, entidades formadoras e empresa, como iniciativas de alfabetização e educação de base de adultos, o ensino recorrente e a formação profissional e até respostas mais recentes que conciliam a educação, a formação e o reconhecimento, a validação e certificação das aprendizagens informais dos adultos.
Uma das novidades anunciadas pelo Vereador da Educação é o arranque do projeto de promoção da literacia – + Literacia – que responde às necessidades de alfabetização e de desenvolvimento de competências base que ainda se registam no concelho. Este projeto será desenvolvido em colaboração com a ADEIMA- Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos.