“Urbevoluções”, teatro, concerto com The Gypsies, visita especial com o mordomo Baptista, entre outras atividades.
O Museu da Quinta de Santiago associa-se mais uma vez às comemorações internacionais do Dia e Noite dos Museus, tendo preparado um fim de semana repleto de atividades: exposições, música, teatro, entre outras. O tema sugerido pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) para as comemorações deste ano é “MUSEUS: AS COLECÇÕES CRIAM CONEXÕES”.
Conectar é estabelecer a ligação de uma coisa com outra, articular partes e, deste modo, estabelecer comunicação. É de facto um muito sugestivo porquanto estabelecer conexões é a vocação primeira dos museus, que têm como missão a preservação dos patrimónios e das memórias dos homens e das sociedades no sentido de uma melhor entendimento do que nos rodeia.
A missão do museu assenta no papel cultural e pedagógico da arte, nomeadamente como instrumento de salvaguarda da memória colectiva da comunidade e como instrumento sensibilizador e formativo da criação artística. Para tal as exposições do museu socorrem-se da vasta colecção de arte da Câmara Municipal de Matosinhos, dando particular destaque a três pintores profundamente identificados com a cidade: António Carneiro (1872 – 1930), Agostinho Salgado (1905-1967), e Augusto Gomes (1910 – 1976).
Neste Dia e Noite dos Museus, destacamos, às 21h30 do dia 17 de Maio, a inauguração da exposição “Urbevoluções 2.1”. Exposição assente na coleção de arte municipal, que permite uma visita diacrónica e evolutiva das zonas ribeirinhas de Matosinhos e Leça da Palmeira, e às profundas transformações urbanísticas e sociais de que tais áreas foram palco dos finais do século XIX à segunda metade do século XX.
Com a construção das docas de Leixões, que deram lugar ao maior porto artificial do país, desapareceram para sempre quarteirões inteiros, casas, jardins e praças públicas, um antigo mercado, estátuas, capelas, cinco pontes, lavadouros públicos, praias fluviais onde permaneciam dezenas de barcos de pesca tradicional, e muita da memória urbana do que fora Matosinhos desde a Idade Média até ao início do século XX. Estas transformações na paisagem ribeirinha da povoação foram particularmente evidentes entre 1932 e 1940, na sequência da abertura da doca nº 1 (projecto dos Engºs Adolpho Loureiro e Santos Viegas), a que se somaria a edificação do Mercado de Matosinhos entre 1948 e 1953 (projecto de ARS – Arquitectos) e os arranjos de acesso à ponte móvel, aberta ao trânsito em 1959.
Mas o Porto de Leixões não ditou apenas profundas transformações na paisagem ribeirinha. Ele veio, também, contribuir para a grande fixação industrial que se vai operar, a partir de 1899, no até aí extenso e desértico areal do Prado (hoje conhecido por Matosinhos-Sul). Aí, seguindo um projecto de Licínio Guimarães, seria aberto um conjunto de quarteirões e arruamentos ortogonais que, durante quase um século, iriam abrigar uma gigantesca concentração de empresas ligadas ao sector conserveiro. Paralelamente, e aproveitando também as potencialidades portuárias de leixões, a comunidade piscatória crescia exponencialmente, tornando Matosinhos não só no maior centro conserveiro do país, mas também no maior porto de pesca de Portugal e no maior porto sardinheiro do mundo. É toda esta história paisagística, demográfica, económica e social que é possível contemplar em Urbevoluções e que não deve perder.
De salientar que a Matosinhos Sport, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos, estará associada a este dia, proporcionando uma aula de ioga no fantástico jardim do Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira. Será no domingo, dia 18, às 11h30, com entrada livre. Participe!
Programa
17 de maio
21H30 | abertura da exposição “URBEVOLUÇÕES 2.1”
22h00 | Peça de Teatro | Apresentação resultado Oficina Teatro ESAG/Teatro Reactor
23H30 | Concerto de Música | Banda The Gypsies.
18 de maio
10H00 | Domingo de Famílias Edição Especial – Conexões [INSCRIÇÕES]
11H30 | Aulas de Yoga… | MATOSINHOSPORT
15H00 | VISITA ESPECIAL
Inicia-se no exterior do museu, abordando o desenvolvimento de Matosinhos e Leça desde finais do século XIX .. Guiada por Baptista, o Mordomo. [duração 90-120m][INSCRIÇÕES]
17H30 | Peça de Teatro | Apresentação resultado Oficina Teatro ESAG/Teatro Reactor
CONTACTOS +INFORMAÇÕES:
MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO,
TLF: 229952401
EMAIL: museuqsantiago@cm-matosinhos.pt | casadobosque@cm-matosinhos.pt
![]()
![]()
